MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PR vai indicar senador Blairo Maggi para ocupar Transportes

Os líderes das bancadas do PR no Congresso decidiram na tarde desta quinta-feira (7) indicar o senador Blairo Maggi (MT) para comandar o Ministério dos Transportes. Alfredo Nascimento deixou o cargo nesta quarta-feira (6), após denúncias da revista “Ve

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.07.2011, 17:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os líderes das bancadas do PR no Congresso decidiram na tarde desta quinta-feira (7) indicar o senador Blairo Maggi (MT) para comandar o Ministério dos Transportes. Alfredo Nascimento deixou o cargo nesta quarta-feira (6), após denúncias da revista “Veja” de superfaturamento em obras . O nome de Maggi foi definido em um encontro, que teve a presença além do próprio Maggi, do ex-ministro Alfredo Nascimento e dos líderes do PR no Senado, Magno Malta (ES), e na Câmara, Lincoln Portela (MG).

continua após publicidade

“O Blairo é o número um da lista do partido. É claro que a decisão é da presidente Dilma, mas os sinais que o governo deu é de que o PR poderia fazer a indicação. E vamos levar para ela [Dilma] o nome do Blairo”, afirmou Portela.
Maggi indicou para a pasta dos Transportes Luís Antônio Pagot, ex-Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), que caiu na esteira da crise envolvendo Nascimento.


Além de indicar o nome de Blairo Maggi para o cargo, os líderes também definiram que o ex-ministro Alfredo Nascimento e o deputado federal Valdemar Costa Neto (SP) não vão participar das negociações com a presidente da República, Dilma Rousseff para a escolha do novo comandante da pasta. Ambos foram citados na reportagem que detalhou um suposto esquema de superfaturamento em obras no ministério.

continua após publicidade


Alfredo Nascimento, que reassume nesta quinta a presidência nacional do PR e também a vaga no Senado, chegou a ser confirmado como principal articulador do PR para a escolha do sucessor, logo depois de deixar o cargo. Segundo o líder do PR, a decisão de não atuar nas negociações foi do próprio ex-ministro.


“O Alfredo está muito entristecido. Ele abriu seu sigilo fiscal, bancário e por esses motivos todos achou melhor ficar fora da decisão. Ele não quer participar das indicações, apesar de voltar à presidência do PR e ao Senado. Nem ele nem o Valdemar”, disse Portela.


Nascimento deixou o cargo após reportagem da revista "Veja", que relatou que representantes do PR, partido ao qual pertence o ex-ministro e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras.

continua após publicidade


Segundo Portela, a indicação de Maggi deve ser entregue nos próximos dias para a presidente Dilma Rousseff. “Não temos pressa. O nome do Maggi é o primeiro da lista. A presidente é que vai decidir”, afirmou.


Enquanto o nome do novo ministro não é confirmado, a pasta está sob o comando interino do secretário-executivo Paulo Passo, que também é filiado ao PR, mas não tem o apoio dos líder para se manter no cargo. Ainda quarta-feira, logo após o anúncio da saída de Nascimento, o líder do partido na Câmara traçou o perfil que o partido esperava do novo ministro, “mais político do que técnico”.


"Tem de ser um homem que conheça o ministério dos Transportes, de boas relações com a bancada, com o governo, com a base. Uma pessoa íntegra, sem manchas. Tem de ser técnico também, mas muito mais político que técnico"”, disse o líder do partido, na quarta-feira.

continua após publicidade


Mudanças no Ministério dos Transportes
Paulo Sérgio Passos assumiu interinamente nesta quinta a pasta, anteriormente comandada por Alfredo Nascimento, que pediu demissão na tarde de quarta, após denúncias de superfaturamento em obras. A crise se agravou nesta quarta após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.


De acordo com o Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff deve decidir "nos próximos dias" quem ocupará a pasta em definitivo. Passos ocupava o segundo cargo mais importante da pasta, a secretaria-executiva dos Transportes

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PR vai indicar senador Blairo Maggi para ocupar Transportes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!