Política

Corpo de Itamar Franco será velado em Juiz de Fora e BH

Da Redação ·
O ex-presidente Itamar Franco morreu aos 81 anos
fonte: Agência Senado
O ex-presidente Itamar Franco morreu aos 81 anos

O corpo do senador de ex-presidente Itamar Franco, que morreu aos 81 anos na manhã deste sábado (2) em São Paulo em decorrência de uma leucemia aguda, será levado na manhã de domingo a Juiz de Fora (MG), onde será velado na Câmara Municipal.

continua após publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar partirá num voo às 7h30 do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O velório em Juiz de Fora terá início às 10h30.

Na segunda-feira (4), o corpo segue para Belo Horizonte, onde receberá as últimas homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, antes de ser cremado, como era o desejo do ex-presidente, em uma cerimônia privada.

continua após publicidade

A presidente Dilma Rousseff chegou a oferecer o Palácio do Planalto para o velório, segundo a assessoria, mas a família preferiu realizá-lo em Minas Gerais.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) havia afirmado anteriormente, em entrevista à Globo News, que o velório em Juiz de Fora (MG) ocorreria ainda neste sábado e em Belo Horizonte, no domingo, mas a informação foi retificada pela assessoria de Itamar.

Itamar Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana no dia 28 de junho de 1930, mas foi levado pela mãe, com poucos meses de vida, para Juiz de Fora, cidade mineira que considerava como natal.

Luto
A presidente da República, Dilma Rousseff, decretou luto oficial no país de sete dias devido a morte do ex-presidente Itamar Franco. Em nota, a presidente lamentou a morte do político de "trajetória exemplar" e confirmou que comparecerá às cerimônias fúnebres do ex-presidente em Minas.