MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Requião devolve equipamento a repórter após apagar entrevista

Depois de tomar o gravador das mãos de um repórter da rádio Bandeirantes na tarde desta segunda (25), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) devolveu o cartão de memória do aparelho, mas apagou a entrevista em que foi questionado sobre a aposentadoria que

Da Redação

·
 Requião devolve equipamento a repórter após apagar entrevista
Icone Camera Foto por Google - imagem ilustrativa
Requião devolve equipamento a repórter após apagar entrevista
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2011, 10:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:48:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de tomar o gravador das mãos de um repórter da rádio Bandeirantes na tarde desta segunda (25), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) devolveu o cartão de memória do aparelho, mas apagou a entrevista em que foi questionado sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná.

continua após publicidade



No início da noite, o site do senador na internet divulgou a íntegra do áudio da entrevista, de quatro minutos e 20 segundos, interrompida por Requião depois que ele é indagado sobre a aposentadoria.


“Já pensou em apanhar, rapaz? Já pensou em apanhar? Me dá isso aqui. Não vai desligar mais p... nenhuma. Vou ficar com isso aqui”, afirmou Requião.

continua após publicidade


O filho do senador, Maurício Tadeu, foi o responsável por entregar o cartão e responder às perguntas dos jornalistas no gabinete de Requião.


Perguntado sobre o motivo pelo qual o próprio Requião não fez a devolução, o filho do senador disse que não era responsável pelo gabinete do pai.


“Não respondo pelo gabinete. Vim ‘de boa’ devolver o cartão de memória para o jornalista. O senador não se encontra. Ele já saiu”, afirmou Tadeu.

continua após publicidade


O repórter da rádio examinou o conteúdo do cartão de memória e confirmou a ausência da gravação com Requião. O senador confirmouno microblog Twitter que apagou a gravação: "Deletei entrevista dada a reporter agressivo e a 'catigoria' se alvoroça".

O Comitê de Imprensa do Senado solicitou ao setor de comunicação da Casa as imagens das câmeras de segurança do plenário que possivelmente flagraram a ação do senador.

continua após publicidade


Versão do senador
Mais cedo, no microblog Twitter, o senador postou a seguinte mensagem por volta das 15h40: "Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa , vou deleta-lo".


Numa mensagem posterior, Requião afirmou: "Sou dono da minha entrevista e da minha opinião". O senador disse ainda pelo microblog ter sido alvo de "agressão e provocação" e de "tentativa de linchamento". "Minha história e meu currículo suportam com facilidade.Boa discussão", afirmou.

continua após publicidade


O presidente do Comitê de Imprensa do Senado, Fábio Marçal, acompanhou o jornalista até a Polícia Legislativa da Casa para registrar o episódio. A polícia informou, no entanto, que só a Corregedoria da Casa poderia agir em casos envolvendo parlamentares. Como o corregedor do Senado ainda não foi escolhido, o jornalista não conseguiu registrar a ocorrência para tentar reaver o gravador.


Depois, o repórter foi ao gabinete de Requião e recebeu o aparelho de volta, entregue pela secretária, mas sem o cartão de memória. O episódio foi testemunhado por um grupo de repórteres que entrevistava o senador paranaense sobre o estado das contas públicas e a necessidade de se conter despesas na administração federal.
Requião defendia a economia nos gastos públicos, mais especificamente em casos como o da Previdência Social, quando foi questionado pelo jornalista se, em nome dessa mesma economia,. estaria disposto a abrir mão da aposentadoria como ex-governador.


Depois de tomar o gravador, segundo relato do repórter, o senador do PMDB tentou apagar a gravação registrada no aparelho e, de acordo com o jornalista, teria ameaçado agredi-lo. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Lincoln Macario, criticou a conduta do senador. “A arbitrariedade não é prerrogativa de nenhuma autoridade. Que a censura volte ao tempo sombrio que ela pertence.”


Sarney
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), classificou o episódio como um “mal-entendido”. “Não conheço esse fato. Acho que o senador Requião é um cavalheiro. Deve ter ocorrido um mal-entendido porque ele não deve ter feito isso”, afirmou Sarney. O presidente do Senado foi questionado sobre a ausência de um corregedor na Casa, que impediu que o fato fosse registrado, mas não respondeu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Requião devolve equipamento a repórter após apagar entrevista "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!