Política

Nova eleição movimenta cidade de Kaloré

Da Redação ·
 Povo espera fim das brigas políticas na cidade
fonte: BlogdoBerimbau
Povo espera fim das brigas políticas na cidade

No próximo dia 1º de maio, os 3,6 mil eleitores de Kaloré voltam às urnas para eleger o prefeito e vice do município. O novo pleito foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, depois que o prefeito eleito em 2008, Adnan Canelo (PMDB), e seu vice Mauro Labegaline (PT) tiveram o mandato cassado pela Comarca Eleitoral de Jandaia do Sul por supostas irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral.

continua após publicidade


Desde 1º janeiro a Prefeitura vem sendo administrada pelo até então presidente da Câmara de Vereadores, Osni Aparecido da Silva (PT), o conhecido Osni Franco. Ele é o quarto prefeito que assumiu o município nos últimos dois anos em função das ações e recursos judiciais travados pelos concorrentes.


Dois grupos disputam a eleição deste ano em Kaloré. De um lado, a coligação “Kaloré Não Pode Parar”, formada pelos partidos PT-PMDB-PP, que tem como candidato a prefeito André Pereira (PT) e a vice Márcio Valério (PMDB). Este grupo é da situação. Na oposição está a coligação “Transparência e Progresso – Vem Viver Um Novo Kaloré”, constituída por PDT-PSDB-PR-PSC-DEM-PTB, tendo como concorrente à Prefeitura Edmilson Stencel (PDT) e como vice Washington Luiz da Silva (PDT).

continua após publicidade


Com divergências internas, a Comissão Provisória do PDT havia lançado um outro candidato a prefeito, Gilberto Matias, e a vice Rubens de Arigor Posidônio. A Justiça Eleitoral, no entanto, não reconheceu essas candidaturas.


Nos últimos dias, as duas coligações intensificaram a campanha nas ruas, sabendo que quem será eleito terá apenas um ano e meio para comandar o município. “Graças a Deus, nossa campanha está indo muito bem”, afirma o petista André Pereira, que está fazendo visitas de casa em casa, no comércio e reuniões de grupos. “O povo não quer de volta a paradeira do passado, o povo quer conquistas para o município, como tem sido a administração do nosso grupo político”, diz ele. Pereira tem como trunfo exatamente os benefícios obtidos pelo município nos últimos anos, como compra de máquinas e caminhões novos, obtenção de recursos para reforma do Hospital Municipal e outros.


O pedetista Edmilson Stencel assegura que sua campanha também está a todo vapor, com visitas de casa em casa e no corpo-a-corpo com os eleitores nas ruas. “Em todos os cantos da cidade, em todas as comunidades rurais que visitamos, sentimos que nossa candidatura está bem aceita e tem mais credibilidade”, afirma Stencel. Segundo o candidato pedetista, desta vez ninguém vai impedi-lo de ser prefeito de Kaloré. “O povo está do nosso lado”, afirma. Stencel tem como principal trunfo o apoio do governador Beto Richa (PSDB).

continua após publicidade


Povo espera fim das brigas políticas na cidade


Professor Trovão: “Que haja clima de lisura e muita paz”
A população de Kaloré tem assistido pacientemente à troca-troca de prefeitos registrada nos últimos anos por causa de disputas judiciais entre os candidatos a prefeito. Lideranças comunitárias locais entendem que isso só tem trazido prejuízo para o município.
“A gente espera que não haja mais briga política em nossa cidade e que aquele que for eleito prefeito nesta nova eleição assuma o cargo definitivamente”, afirma o agricultor José Fantachole, 81 anos, que mora há 60 anos em Kaloré e foi vereador por cinco vezes. “Essas brigas só têm atrapalhado o desenvolvimento do município”, comenta.


Mesma opinião tem o professor aposentado José da Silva Trovão, 66 anos, que há 41 anos mora em Kaloré, foi vereador e diretor do Colégio Estadual Abrahão Lincohl. Ele observa que, por causa das disputas judiciais, o prefeito que assume acaba se preocupando apenas em se defender e, com isso, ficam em segundo plano os interesses da população em todos os setores da administração municipal, como saúde, educação, conservação da malha viária urbana e das estradas rurais.

continua após publicidade


“Espero que nesta eleição haja um clima de lisura e muita paz. Espero também que os eleitores possam depositar seu voto nas urnas de maneira consciente e, seja quem for o eleito prefeito, que traga desenvolvimento para nossa cidade”, assinala Professor Trovão.