MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alencar ocupou interinamente a Presidência por 503 dias

O mineiro José Alencar Gomes da Silva, de 79 anos, foi o vice-presidente que mais tempo permaneceu na interinidade da República. Durante viagens internacionais do presidente Lula, ele esteve 503 dias à frente do governo. O número inclui estadias de Lula n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.03.2011, 15:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mineiro José Alencar Gomes da Silva, de 79 anos, foi o vice-presidente que mais tempo permaneceu na interinidade da República. Durante viagens internacionais do presidente Lula, ele esteve 503 dias à frente do governo. O número inclui estadias de Lula no exterior de 15 de janeiro de 2003 a 4 de dezembro de 2010. Alencar deixou para trás vices de longo tempo no comando do Executivo, como Marco Maciel (312 dias), Delfim Moreira (194) e Aureliano Chaves (181) e ultrapassou um titular eleito, Jânio Quadros (265), e outros cinco empossados.


continua após publicidade

A maior façanha de Alencar, na avaliação de pessoas que conviveram com ele no Planalto, no entanto, não foi o tempo de uso da cadeira presidencial - um ano, quatro meses e 17 dias, quase 20% do período dos dois governos Lula. Alencar conquistou um espaço na imprensa e na mídia em plena era do titular "pop star" com a bandeira da redução da taxa de juros, o debate dos alimentos transgênicos e, nos últimos anos, a luta pessoal contra o câncer. Ao contrário das avaliações do próprio governo, ele não foi ofuscado por Lula.


O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde de hoje, às 14h41, "em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos", de acordo com boletim divulgado às 15 horas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele foi internado ontem.


continua após publicidade

O vice que menos tempo passou no exercício da Presidência foi José Maria de Alkmim, que em 1965 permaneceu na função por três horas. Foi o tempo que o titular, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, gastou para inaugurar uma ponte entre o Brasil e o Paraguai. Nem sempre o País teve vice-presidente. Nos regimes "revolucionários" e "ditatoriais" do presidente Getúlio Vargas (1930-1945), por exemplo, a Constituição previa que, na ausência do chefe de Estado, outro presidente era escolhido.


Os vices, quando eram eleitos ou selecionados de forma indireta, sempre estiveram envolvidos em polêmicas e debates políticos acalorados. O primeiro vice da história da República, Floriano Peixoto, foi acusado de tentar conspirar contra o titular, marechal Deodoro da Fonseca. Peixoto foi também o primeiro vice a assumir em definitivo o cargo de presidente, com a renúncia de Fonseca, em 1891. Depois dele, outros vices chegaram à chefia do Executivo - Nilo Peçanha, João Goulart, José Sarney e Itamar Franco. Por questões políticas, os vices Pedro Aleixo, em 1967, e Jango, em 1961, foram impedidos de assumir a função em definitivo com o afastamento do titular. Jango, depois de muita negociação política, conseguiu atingir o posto.


Mineiro como Alencar, Delfim Moreira foi o único vice a morrer na função, em 1920, depois de ocupar a interinidade por oito meses com a doença do presidente Rodrigues Alves, que morreu. Moreira tornou-se vice do novo presidente, Epitácio Pessoa. Foi no mandato de Pessoa que Moreira morreu também. Francisco Silviano, em 1902, e Urbano Santos da Costa, em 1922, foram outros vices que faleceram depois de eleitos, mas nem tomaram posse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alencar ocupou interinamente a Presidência por 503 dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!