Política

Richa se recadastra para eleição biométrica

Da Redação ·
 Richa se recadastra para eleição biométrica
fonte: SECS
Richa se recadastra para eleição biométrica

O governador Beto Richa (PSDB) participou ontem, no Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba, do lançamento do recadastramento eleitoral que vai permitir a identificação dos eleitores da capital por meio de impressões digitais. Com 1.311.181 eleitores, Curitiba é a primeira entre as capitais do Sul e Sudeste do País a iniciar o recadastramento no sistema biométrico. A capital paranaense está entre as cidades que terão urnas biométricas na eleição de 2012.

continua após publicidade

Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), foram os primeiros eleitores a fazer o recadastramento para identificação biométrica no TRE. O governador afirmou que a escolha de Curitiba para iniciar esse processo é motivo de orgulho para o povo paranaense. “Este é mais um avanço da Justiça Eleitoral paranaense e brasileira no processo de consolidação da democracia e nos coloca como modelo para o mundo todo”, afirmou Richa. “O Governo do Estado é um parceiro do TRE e está à disposição para colaborar nesse processo para atingir a meta de cadastrar todos os eleitores”, disse.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse que o novo sistema representa um avanço extraordinário, porque evita fraudes e equívocos, reduz as filas e acelera a apuração dos votos. Segundo ele, a tecnologia empregada pelo Brasil no processo eleitoral tem despertado a atenção de muitos países onde a democracia está consolidada há muito mais tempo.