MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governador do TO quer ajudar na separação do sul do PA

Líder do movimento que conseguiu criar o Estado do Tocantins, em 1989, o governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB) levará a sua experiência e apoio aos moradores de Parauapebas, no sul do Pará, onde faz palestra amanhã sobre "Redivisão territorial no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2011, 18:54:02 Editado em 27.04.2020, 20:49:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Líder do movimento que conseguiu criar o Estado do Tocantins, em 1989, o governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB) levará a sua experiência e apoio aos moradores de Parauapebas, no sul do Pará, onde faz palestra amanhã sobre "Redivisão territorial no Brasil".


continua após publicidade

O sul do Pará, uma das áreas mais ricas daquele Estado, enfrenta atualmente o mesmo problema que o então norte goiano, quando, há cerca de 40 anos, Siqueira passou a liderar a luta pela criação do Tocantins. Faltam ações governamentais para atender cerca de 1,3 milhão de habitantes dos 39 municípios que fazem parte da região.


A divisão territorial e a criação do Estado de Carajás, proposta pelo ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB), foi aprovada pelo Congresso e ainda depende de plebiscito para ser consolidada. Para o governador Siqueira Campos, "há a necessidade de uma ocupação ordenada e sustentável das regiões desassistidas pelo poder público, para melhoria da segurança e pela afirmação da soberania do País". Se aprovada a criação de Carajás, a capital do Estado seria a cidade de Marabá, que hoje tem 233 mil habitantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governador do TO quer ajudar na separação do sul do PA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!