Política

Arruda deve fazer cateterismo hoje

Da Redação ·
Mandato de Arruda foi cassado pelo TRE-DF
fonte: googleimagens.com
Mandato de Arruda foi cassado pelo TRE-DF

De acordo com os advogados, o exame seria feito às 19h de ontem. O governador chegou a fazer jejum durante todo o dia, mas sua saída não foi autorizada pela PF. O cateterismo foi solicitado pelo médico particular de Arruda, Brasil Caiado, depois que tomografia feita na segunda-feira apontou placa de gordura em uma das principais artérias do coração. O procedimento, segundo Caiado, vai indicar qual o grau de obstrução e qual o tratamento indicado.

continua após publicidade

A visita do médico particular foi permitida pelo STJ depois que o governador licenciado reclamou de dores e inchaços no pé direito e de crises de pressão alta. Desde a primeira visita, Arruda já saiu da prisão duas vezes para fazer exames: uma ressonância no pé direito e uma tomografia no coração.

O plenário da Câmara do DF aprovou por unanimidade ontem – com 18 votos - o projeto de emenda à Lei Orgânica do DF, que estabelece eleição indireta para o governo em caso de vacância dos cargos de governador e vice-governador. Em 10 dias, o projeto volta para o plenário para ser votado em segundo turno e depois segue para sanção. Na votação do segundo turno, a emenda também deve ser aprovada por 2/3 dos deputados.

continua após publicidade

O mandato de Arruda foi cassado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do DF) por quatro votos a três na terça-feira. Em seu voto, o relator rebateu o principal argumento da defesa: de que Arruda sofreu discriminação dentro do partido e que por isso se desfiliou da legenda em dezembro. Caso a defesa de Arruda não recorra da decisão, ele perde as prerrogativas de governador após a notificação da Câmara Legislativa, o que deve ocorrer nesta quinta-feira.

Arruda está preso pela acusação de tentar subornar uma das principais testemunhas do inquérito que investiga um suposto esquema de pagamento de propina dentro do governo do DF.