Política

Richa afirma que PR será moderno e tecnológico

Da Redação ·
Governador do Paraná, Beto Richa
fonte: SECS
Governador do Paraná, Beto Richa

O governador Beto Richa reafirmou nesta semana, em Cascavel, o compromisso de investir em tecnologia e inovação para transformar o Paraná em um estado moderno e competitivo. Ele disse que durante anos os governantes não deram a atenção necessária a esse segmento fundamental para o desenvolvimento social e econômico. O pronunciamento foi feito durante cerimônia de inauguração do novo sistema de transmissão digital da Televisão Tarobá Cascavel.

continua após publicidade

“Avanço tecnológico, esse é o nosso compromisso com o Paraná. Assumimos o governo há pouco tempo, mas já investimos na modernização e inovação. É importante o governo trabalhar com pesquisa cientifica e na inovação tecnológica”, disse o governador. Richa afirmou que foi procurado por diversas empresas interessadas em investir em tecnologia no Paraná, por acreditarem no trabalho e no comprometimento de seu governo com o crescimento do estado.

continua após publicidade

O governador citou investimentos como o lançamento da banda extralarga da Copel, que permite ao usuário a transmissão simultânea de voz e vídeo com grande qualidade técnica, alta confiabilidade e elevado desempenho. Ele afirmou que a tecnologia implantada nesse sistema é pioneira no Brasil e só foi empregada no Japão e na Coréia do Sul. O projeto foi lançado no início de fevereiro pelo governador.

continua após publicidade

Richa disse que um dos objetivos de seu governo é transformar o Paraná no primeiro estado brasileiro 100% digital. “Vamos levar para os 399 municípios as fibras ópticas. Isso permitirá a população conectar-se ao sistema banda larga com agilidade e segurança”, afirmou o governador. Ele destacou a necessidade de estar atento às inovações e modernizações para impantá-las no Paraná.

Richa destacou também as parcerias do estado com o governo federal no investimento tecnológico. “Eles têm sido grandes parceiros. Estamos abertos ao diálogo e todos que estiverem dispostos a ajudar no crescimento do Paraná serão bem-vindos”, afirmou. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, esteve presente ao evento e garantiu que as parcerias do governo federal com o Paraná irão continuar.

continua após publicidade

No discurso, o governador afirmou que a construção de um ramal ferroviário interligando o Mato Grosso do Sul a Cascavel, no Paraná, permitirá ao estado receber a produção e as riquezas do centro oeste para escoar pelo Porto de Paranaguá. Richa defendeu ainda a liberdade de informação e de imprensa para o desenvolvimento democrático do País.

continua após publicidade

TAROBÁ DIGITAL - A emissora de televisão Tarobá, afiliada da Rede Bandeirantes no Paraná, iniciou nesta quinta-feira (24) oficialmente as transmissões em alta definição para a região de Cascavel. O sinal da Tarobá atende aproximadamente 4 milhões de habitantes, em 166 municípios. É a primeira emissora da região a aderir às tecnologias da TV Digital, com qualidade de áudio e som.

continua após publicidade

O governador disse que foi prestigiar o lançamento da TV digital por ser um momento histórico para o Paraná, especificamente para a região oeste. “Em nome dos paranaenses, eu quero parabenizar a Tarobá por todos os avanços e conquistas”, disse.

O diretor da TV Tarobá, Ederson Muffato, afirmou que o lançamento do sistema digital é um marco histórico dos 32 anos da emissora. “Somos uma empresa genuinamente paranaense e temos a honra de receber o governador, que é comprometido com a modernização do Paraná”. Ele disse que a presença de Beto Richa no evento demonstra a preocupação e o respeito que o governo terá por Cascavel.

Estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Ademar Traiano; o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto; o secretário da Comunicação, Marcelo Cattani; o secretário de Esportes, Evandro Rogério Roman; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; e o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.