Política

João Carlos lança 'Operação Viva Apucarana'

Da Redação ·
 Assinatura do projeto Viva ApucaranaD
fonte: Divulgação
Assinatura do projeto Viva ApucaranaD

Com a meta de dar vasão às demandas administrativas e resolver os principais problemas infraestruturais hoje existentes nos bairros, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) realizou nesta sexta-feira (25), no salão nobre da prefeitura, o lançamento do Programa de Governo Integrado “Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros”.
 

continua após publicidade

No mesmo ato, os secretários municipais e diretores das autarquias (Saúde, Educação, Serviços Funerários e Cultura), assinaram o chamado “Contrato de Gestão”, que na prática é um documento onde cada gestor elencou metas de trabalho a curto, médio e longo prazos. Como testemunhas dos compromissos assumidos, assinaram o vice-prefeito Antônio Waldemar Garcia (PSDB) e o Ten. Cel. Wellington Silva Lousada, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz).
 

A primeira comunidade a ser beneficiada pelo projeto será a do Núcleo Habitacional Adriano Correia. A ação terá início já nesta segunda-feira (28), às 8h30, na Escola Municipal Plácido de Castro. A projeção inicial é de que cada operação integrada permaneça no bairro alvo pelo menos por três dias consecutivos. “Instalarei meu gabinete na escola municipal da comunidade. Sem prejudicar as aulas, atenderei a população com auxílio da minha equipe. Promoverei uma ação descentralizada da administração para atender com afinco todas as demandas da cidade. O objetivo é claro e simples. Temos uma equipe preparada, motivada, que sabe como fazer. Estarei presente em todos os momentos e serei o garantidor de que as ações serão concluídas da melhor forma possível”, assinalou João Carlos.
 

continua após publicidade

Tendo como base o programa Células Comunitárias, que dividiu Apucarana em 24 regiões (16 urbanas e 8 rurais), além dos serviços básicos, todas as secretarias e autarquias também atuarão no programa.
 

No Plano de Ação, entre as metas na área da infraestrutura urbana previstas no Contrato de Gestão estão a de concluir a pavimentação da Avenida Central do Paraná, o recape do entorno do Parque Municipal Jaboti, a pavimentação de ruas do Distrito de Vila Reis e o paralelepípedo no Loteamento Norte do Paraná, além da manutenção de equipes permanentes da operação tapa-buracos, poda de árvores, roçagem de praças e terrenos públicos, pinturas de faixas de pedestres, limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais, revisão do sistema de iluminação pública, recolhimento de entulhos, plantio de árvores, entre outros.
 

A Autarquia Municipal de Saúde prevê uma intensa mobilização contra a dengue, inclusive com apoio do Exército, e a promoção do Circuito da Saúde. “Levaremos para as operações do Viva Apucarana a presença de profissionais como nutricionista, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta. Verificação de índices de massa corpórea, orientação postural, teste de glicemia, divulgação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose com banners, folders orientativos e profissionais para esclarecimentos”, exemplifica o prefeito João Carlos de Oliveira.

continua após publicidade

A Secretaria da Adminitração vai realizar balanço patrimonial nas comunidades atendidas, elencando também gastos e outros investimentos públicos.
 

Já a Fazenda Municipal vai levar orientação e informações sobre IPTU, contribuição de melhoria (asfalto feito em parceria com a comunidade), alvará de licença, ISS, entre outros assuntos do setor de fiscalização. “Também iremos distribuir o Guia de Constituição de Empresa “Empresário bem informado, Empresa bem formada”, fomentando ainda mais o empreendedorismo nos bairros”, destaca o prefeito.

continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Educação vai concentrar esforços na campanha de redução do analfabetismo, levando ainda a biblioteca itinerante para que a comunidade possa ter acesso à leitura e à cultura. A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família vai realizar palestras e discussões que vão abordar, entre outros assuntos, a igualdade de gênero.
 

A Secretaria de Assistência Social realizará cadastramento de pessoas, informando sobre programas sociais municipais, estaduais e federais. Também vai explanar sobre os serviços oferecidos nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social, e realizará encaminhamentos.
 

continua após publicidade

Dentro da Operação Viva Apucarana, a Fundação Cultural vai contribuir com exibição de documentário, apresentação da Escola Municipal de Dança e da Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva.

O próximo bairro a ser atendido, será a Vila Regina. “As demais localidades serão definidas gradativamente”, destaca o prefeito, que concebeu pessoalmente o programa.
 

Origem
 

O estabelecimento de um “Contrato de Gestão” entre o staff da Prefeitura de Apucarana ficou definido durante o 1º Seminário Municipal de Gestão para Resultados, uma capacitação interna realizada em meados de janeiro junto ao primeiro escalão. O momento teve, entre outros objetivos, fazer uma análise crítica dos dois primeiros anos administrativos, pesando o que foi feito e o que ainda resta concretizar até o final do atual mandato. “Temos como meta estabelecermos este tipo de seminário como algo recorrente para estes próximos dois anos”, destaca o prefeito.
 

O monitoramento do cumprimento dos objetivos traçados pelo contrato será rigoroso por parte do prefeito João Carlos. Caso seja verificado algum atraso ou ausência de atividade na programação, o gestor da pasta será imediatamente contatado para explicações.