Política

Prefeito vai fazer mutirões nos bairros de Apucarana

Da Redação ·
 Prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB)
fonte: Divulgação
Prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB)

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), lança na próxima segunda-feira, no Núcleo Habitacional Adriano Correia, o Programa Operação Viva Apucarana. O objetivo é resolver os principais problemas nas áreas de pavimentação e limpeza pública nos bairros. Começando pelo “Adriano Correia”, a cada semana uma região de Apucarana será atendida pelo mutirão, que prevê ainda parceria com o Exército Brasileiro para o combate a dengue, a presença do prefeito e dos secretários despachando nos bairros e também a concentração dos serviços das secretarias na localidade atendida.

continua após publicidade


O programa foi concebido pelo próprio prefeito, visando amenizar o desgaste da sua administração com os problemas decorrentes da pavimentação e limpeza pública registrados na cidade. A presidente da União dos Mutuários e Moradores de Apucarana (Umma), Aurita Bertoli, por exemplo, classificação a situação como de “calamidade pública” em algumas regiões de Apucarana.


O próximo bairro atendido, após o trabalho no “Adriano Correia”, será a Vila Regina. As demais localidades serão definidas gradativamente, tendo como base o programa Células Comunitárias, que dividiu Apucarana em 25 regiões.

continua após publicidade


Durante o lançamento do programa, na próxima segunda-feira, o prefeito também assinará os contratos de gestão com os secretários, que preveem prazos e metas para solucionar diversos problemas na cidade.


“Nossas equipes de trabalho estarão concentradas na solução dos problemas mais prementes dos moradores, como limpeza de bueiros, pinturas de faixas de travessia, poda de árvores, recuperação asfáltica, substituição de lâmpadas e recolhimento de entulhos”, afirma João, que montará, por um dia, o seu gabinete na escola do bairro atendido.


Na prática, a ideia é resolver a maior parte dos problemas em três dias da semana. Nos outros dois, as equipes ainda manterão representantes no local, mas atenderão também outras regiões da cidade.

continua após publicidade


Além dos serviços básicos, as secretarias também atuarão no programa, oferecendo, por exemplo, atendimento médico e odontológico, além de inscrever para programas sociais do Governo Federal, entre outras ações. “O Programa Viva Apucarana é a grande oportunidade de a administração municipal estar ainda mais próxima dos apucaranenses de todas as idades e residentes nos diversos bairros da cidade”, completa João.

Uma critica situação dos bairros na cidade

continua após publicidade


Procurada pela Tribuna, a presidente da União dos Mutuários e Moradores de Apucarana (Umma), Aurita Bertoli, afirma que os moradores estão “desanimados e sem esperança” em relação aos problemas de infraestrutura nos bairros. “Em muitas regiões, a situação é de calamidade pública”, diz Aurita, referindo-se aos bairros Interlagos, Sanches dos Santos, Novo Horizonte e Parque Bela Vista, entre outros.


Sem saber detalhes do Programa Operação Viva Apucarana, ela afirma que um encontro já estava sendo agendado com o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) para a semana que vem, quando os líderes de bairro iriam cobrar providências.


Aurita afirma que os moradores estão desacreditados. “O (programa) Células Comunitárias não funcionou. Era muita falação, mas pouca coisa acontecia”, acrescentando que os moradores querem garantias de que o novo programa a ser lançado, de fato, funcionará. “São muitas promessas e as pessoas estão desestimuladas. Elas querem programas que sejam lançados e que funcionem realmente”, completa.