MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Mais de 2,5 mil eleitores da região podem perder título

Mais de 2,5 mil eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o título cancelado na região. Em Apucarana, são 982 pessoas nesta situação e, em Arapongas, 943, segundo levantamento dos fóruns eleitorais das

Da Redação

·
Em Apucarana, 982 eleitores que não compareceram nas últimas três eleições
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Em Apucarana, 982 eleitores que não compareceram nas últimas três eleições
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2011, 01:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 2,5 mil eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o título cancelado na região. Em Apucarana, são 982 pessoas nesta situação e, em Arapongas, 943, segundo levantamento dos fóruns eleitorais das duas cidades. Em todo o Brasil, 1.472.174 pessoas podem perder o documento. Em todo o Paraná, são 76.943 eleitores.

continua após publicidade


O analista judicial Alex Petruci, do Fórum Eleitoral de Arapongas, explica que, para regularizar a situação, os eleitores têm até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.


Em Ivaiporã, são 258 eleitores que devem procurar o Fórum Eleitoral; em Jandaia do Sul, o número de pessoas que podem perder o documento chega a 127.

continua após publicidade


Já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), na opção “Serviços ao eleitor”, uma consulta que permite ao eleitor verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento.


Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.


Maior colégio eleitoral do Brasil, o estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado, um total de 350.816. Em seguida aparece o Rio de Janeiro com 140.339 e Minas Gerais com 131.098.

continua após publicidade


Entre os municípios, a capital paulista também se destaca com o maior número de eleitores irregulares passíveis de cancelamento do título: 110.128 no total.


Em 2009, foram cancelados 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência.


CONSEQUÊNCIAS - Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.


A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 2,5 mil eleitores da região podem perder título"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!