Política

Beto Richa confirma contratação de 3.000 novos professores

Da Redação ·

Os profissionais que serão chamados foram classificados no concurso realizado em 2007. “Vamos usar o banco de concursados que o Estado formou. Isso faz parte da nossa estratégia para valorizar o professor e melhorar a qualidade do ensino no Estado”, afirmou.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, iniciou um roteiro por cidades do interior, onde visita os Núcleos Regionais da Educação, para acompanhar o início do ano letivo. “A situação é de normalidade na grande maioria das escolas, restando problemas pontuais que serão resolvidos nos próximos dias”, disse.

continua após publicidade

Arns lembrou que as liminares que impediam a contratação de professores aprovados no Processo de Seleção Simplificado (PSS) só foram cassadas pela Justiça na tarde de segunda-feira, exigindo um pouco mais de tempo para a alocação de professores nas escolas. “Ficamos dois dias sem poder acionar os profissionais para o início do trabalho em sala de aula”, informa ele.

continua após publicidade

O secretário disse que o aprendizado com a situação encontrada neste ano vai ajudar a melhorar o processo para o início das aulas em 2012. “Estamos começando um novo tempo na área da educação no Paraná e o resultado desse trabalho será sentido no início do próximo ano letivo, quando todos os nossos alunos começarão as aulas em situação de normalidade”, disse o secretário.

Na terça-feira, ao abrir o ano letivo da rede estadual de educação, em Ortigueira, o governador Beto Richa disse que a meta prioritária da sua administração é elevar a qualidade das escolas paranaenses: “A educação é um instrumento de emancipação, um diferencial para o desenvolvimento”, defendeu ele.

continua após publicidade

Beto Richa disse que, a exemplo de seu pai, o ex-governador José Richa, pretende fazer uma administração humana, com o devido reconhecimento aos profissionais da educação. “Meu pai deixou sua marca como o governo que mais levou avanços à carreira dos professores. Nosso governo pretende agir da mesma forma. Reafirmo o compromisso assumido de tratar os profissionais da educação com respeito e dignidade”, disse.