Política

Twitter vira palco de Serra contra governo

Da Redação ·

Desde que perdeu a disputa pela Presidência em outubro de 2010, José Serra tem procurado se afastar da imprensa e agir nos bastidores. Até agora, as únicas manifestações públicas do tucano foram feitas no Twitter. O microblog tem servido como palanque para Serra, que em posts diários critica o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta da República, Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Serra não concedeu entrevistas exclusivas e fez raras aparições públicas em eventos oficiais desde as eleições. A última vez em que concedeu uma entrevista coletiva foi no dia 1º de janeiro, na posse do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, admitiu estar desempregado, “sem renda”, afirmou que viveria de escrever e dar palestras, mas que seguiria na política.

continua após publicidade

Até o momento, no entanto, nenhum texto assinado pelo tucano foi publicado e nenhuma palestra foi proferida. A última aconteceu em dezembro de 2010, nos Estados Unidos. Seus interlocutores, como o senador Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo, transmitem à imprensa o que se passa na cabeça de Serra. Ele mesmo, no entanto, emite sua opinião diretamente apenas por meio de seus comentários na internet.

Entre as mais de 600 mil pessoas que seguem @joseserra_ no Twitter estão políticos e jornalistas, que acabam repercutindo as opiniões do tucano em outras esferas. Exemplo disso foi o bate-boca virtual que o tucano teve com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, no dia 19 de janeiro.