Política

Governador recebe prefeitos da Assomec e reforça compromisso com municipalismo

Da Redação ·
 Governador Beto Richa durante reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba
fonte: Orlando Kissner/SECS
Governador Beto Richa durante reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba

O governador Beto Richa recebeu os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), na quarta-feira (26). Todos os 26 municípios da associação, 24 prefeitos compareceram e dois enviaram representantes ao encontro, que teve a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, da Casa Civil, Durval Amaral, e do coordenador da Comec, Rui Hara.

continua após publicidade

“Foi um primeiro contato. Recebi prontamente os prefeitos para reafirmar nossos compromissos de atuar fortemente na direção do municipalismo, em parceria com os prefeitos para encontrar os melhores caminhos para melhorar a vida de todas as pessoas no Paraná”, disse Richa.

As pessoas - afirmou o governador - vivem nas cidades e é lá que elas precisam ver satisfeitas suas necessidades básicas, o ensino de qualidade, o atendimento na área de saúde, os investimentos na infraestrutura urbana, a casa própria, o transporte público e tudo aquilo que é necessário para melhorar a vida das pessoas.

continua após publicidade

Richa reafirmou que não haverá retaliações, nem perseguições políticas em função da votação no município ou do apoio do prefeito nas eleições. “Fui eleito para governar os 399 municípios indistintamente”, disse.

O secretário Cezar Silvestri disse que o encontro foi uma oportunidade de conhecer todos os prefeitos e de falar sobre os assuntos de sua pasta, como os desenvolvidos pelo Paranacidade, e da intenção de trabalhar em parceria com as associações de municípios.

“Vamos procurar trabalhar para que as associações se fortaleçam e procurem desenvolver projetos em conjunto, o que facilita a ação dos municípios e também do Governo do Estado”, disse Silvestri.

continua após publicidade

O prefeito de Campo largo, Edison Basso, atual presidente da Assomec, afirmou que o encontro foi uma apresentação prévia, um sinal de cordialidade do governador com os prefeitos. “Conversamos sobre algumas das questões que precisam ser discutidas futuramente, como o lixo, a segurança pública e a saúde”, relacionou.

“Os prefeitos estão com ótima expectativa com o novo governo e muitos já elogiaram a equipe porque foram bem atendidos pelos secretários. O governador disse que vai atender todos de maneira igual, o que é muito importante”, salientou Basso.

continua após publicidade

O prefeito de Colombo, J.Camargo, que deve ser eleito presidente da Assomec na próxima sexta-feira (28), disse que é muito importante neste momento ter uma abertura na relação com o Governo do Estado.

“O governador teve experiência como prefeito e isso nos dá certeza de que teremos um trabalho conjunto para pleitear o atendimento às demandas dos municípios, e que poderemos somar esforços para apresentar os melhores resultados para nossa população”, disse Camargo.

Segundo o prefeito, cada município tem sua característica e todos precisam de apoio em questões como segurança, saúde e infraestrutura. “Os menores têm dificuldades inclusive para fazer projetos e é preciso ver a melhor maneira para atendê-los.