MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Em Minas, Maia evita falar sobre pleito na Câmara

Na véspera da reunião do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, com representantes das centrais sindicais para tentar um acordo em torno do aumento do salário mínimo e do reajuste na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o candi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2011, 17:57:02 Editado em 27.04.2020, 20:52:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na véspera da reunião do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, com representantes das centrais sindicais para tentar um acordo em torno do aumento do salário mínimo e do reajuste na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o candidato do governo à Presidência da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), evitou o assunto hoje ao participar de almoço em Belo Horizonte com deputados estaduais e federais de diversos partidos da base do governo e da oposição.


continua após publicidade

O parlamentar tem o apoio da maioria das legendas que têm representação na Câmara. Mas, perguntado se isso poderia facilitar acordos em torno de aprovação de propostas como o aumento do mínimo para um valor estabelecido pelo Executivo, Maia preferiu ressaltar o papel do parlamento e deixar o tema fora das conversas, assim como o reajuste na tabela do IRPF defendido pelas centrais sindicais - imbróglio que Carvalho tentará resolver na reunião de amanhã.


Hoje, Maia reuniu no almoço até democratas e tucanos como o presidente do PSDB mineiro, Narcio Rodrigues, entre outros. No evento - que teve a presença de 30 parlamentares de 14 partidos -, ele declarou-se a favor da independência do Congresso e disse que, apesar de ser correligionário da presidente Dilma Rousseff, seu papel à frente da Câmara será o de "garantir que os debates aconteçam com a maior tranquilidade possível".


continua após publicidade

"É importante dizer que não seremos presidente da Câmara da oposição ou da situação. Se as matérias serão votadas de acordo com o interesse do governo ou da oposição, o que vai determinar é o bom debate e a votação que irá acontecer no plenário. O parlamento brasileiro precisa ser independente, autônomo", afirmou.


No entanto, pouco antes, após encontro com o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), assumiu que o parlamento vai priorizar a agenda do governo. "O grande tema que está colocado para o Brasil é o combate à pobreza absoluta. A presidente colocou isso na pauta e nós queremos ser coparticipantes nesse processo. A Câmara vai auxiliar em todos os projetos que venham do Executivo, mas também vai votar os projetos dos parlamentares que tratam sobre essa matéria", declarou.


Disputa


continua após publicidade

Ainda sem saber que a estratégia do governo de trabalhar com candidatura única à Presidência da Câmara havia sido ameaçada pela decisão do deputado Sandro Mabel (PR-GO) de disputar o cargo, Maia afirmou que estava "cumprindo roteiro" pelo País e aproveitou para "pedir o apoio, o voto para essa disputa importante na Câmara dos Deputados que é a eleição da Mesa Diretora".


Até então, Maia era o único postulante à Presidência. "Acho que esse consenso a que poderá chegar minha candidatura até o dia 1º de fevereiro se dá numa visão de construção de fortalecimento do parlamento", disse, antes do anúncio da candidatura do deputado goiano. "Estamos respeitando o critério da proporcionalidade para que todos possam ter representação nos espaços de direção", acrescentou o petista. Ao menos o deputado federal eleito Diego Andrade (PR-MG) participou do almoço com Maia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Em Minas, Maia evita falar sobre pleito na Câmara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!