Política

Dilma vai ter coluna semanal em jornais

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma vai ter coluna semanal em jornais
fonte:
Dilma vai ter coluna semanal em jornais

A presidente Dilma Rousseff repetirá uma forma popular de se comunicar criada pelo antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Está prevista para o início de fevereiro a volta da coluna semanal em que a presidente responde a dúvidas de leitores de jornais, e também do programa transmitido em rádios.

continua após publicidade

Com penetração forte em veículos do interior, a agora rebatizada “Coluna da Presidenta Dilma” e o “Café com a Presidenta” terão formatos semelhantes a da era Lula. A partir desta segunda-feira (17), a Presidência começa a cadastrar jornais interessados.

continua após publicidade

Na coluna, publicada às terças-feiras, a presidente responde a perguntas de leitores dos jornais, principalmente sobre políticas públicas. A ferramenta era muito usada por Lula para promover seu governo.

continua após publicidade

O “Café”, produzido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), era gravado logo no início da semana no Palácio da Alvorada e disponibilizado em áudio e vídeo para download na internet. Neste caso, Lula era entrevistado por algum jornalista da Radiobrás.

O programa de rádio foi criado logo no início do governo. Já a coluna surgiu em julho de 2009, teve 78 edições e respondeu a 234 perguntas. Até o ano passado, 147 jornais de quase todos os Estados do país, inclusive de 20 capitais, estavam cadastrados.