Política

Sete deputados do PR estão na lista dos mais ausentes

Da Redação ·
 André Zacharow
fonte: Paraná Online
André Zacharow

Levantamento divulgado no sábado pelo site Congresso em Foco mostra que sete deputados federais paranaenses faltaram a mais de 100 sessões da Câmara Federal na legislatura que está se encerrando. O Paraná fechou o período de quatro anos com uma média de 57,9 faltas por deputado. Os campeões foram o tucano Affonso Camargo e o peemedebista Odílio Balbinoti, que superaram as 120 faltas, cerca de 30% das 422 sessões realizadas no período. Com 127 faltas, Affonso Camargo (PSDB) foi o mais ausente dos deputados paranaenses. Ele deixou de registrar presença em 127 sessões. Em 91 delas, apresentou justificativa. Logo atrás de Camargo ficou Odílio Balbinoti (PMDB) com 123 faltas e apenas 43 justificadas. Completam a lista dos que faltaram a mais de 100 sessões Alfredo Kaefer (PSDB - 109 faltas), Takayama (PSC - 108), Cesar Silvestri (PPS -104), André Vargas (PT - 103) e Chico da Princesa (PR - 100).
 

continua após publicidade

Já proporcionalmente, o mais faltoso do Paraná foi o peemedebista André Zacharow. Licenciado da Câmara durante a maior parte da legislatura, para exercer o cargo de secretário de representação do Paraná em Brasília, Zacharow só exerceu mandato por um período de 159 sessões, e faltou a 49 delas, 30,8% do total. A deputada Nice Lobão (DEM-MA) foi a mais ausente da legislatura, com 240 faltas, 56,9% do total.
 

A média de 57,9 faltas por deputado coloca o Paraná na 11ª posição entre as bancadas mais assíduas. O ranking é liderado, obviamente, pelo Distrito Federal, com 21,3 faltas em média, já que seus parlamentares não precisam viajar para as bases. As bancadas mais faltosas são as do Acre (91,1 faltas por deputado), Pernambuco (75,3) e Amazonas (72,8).
 

continua após publicidade

Dos dez deputados que mais acumularam ausências na atual legislatura, quatro não apresentaram nenhum projeto de lei ou proposta de emenda constitucional durante os quatro anos. São eles: Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em novembro, Ciro Gomes (PSB-CE), Nice Lobão (DEM-MA) e Vadão Gomes (PP-SP). No caso de Jader, além das ausências e de não apresentar propostas legislativas, o deputado paraense ostenta também outro título negativo: o de não ter comparecido a nenhuma reunião de comissão durante a legislatura.