Política

Dilma faz a primeira reunião ministerial

Da Redação ·
 Dilma Rousseff comanda reunião com ministros da área social, na semana passada.
fonte: Dida Sampaio/6.jan.2011/Agência Estado
Dilma Rousseff comanda reunião com ministros da área social, na semana passada.

A presidente Dilma Rousseff fechará sua segunda semana à frente do Palácio do Planalto com uma reunião entre todos os ministros do governo. O encontro está previsto para as 14h desta sexta-feira (14) e terá uma apresentação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a conjuntura econômica mundial e os reflexos no Brasil. A presidente deverá ainda comunicar sua decisão de impor um forte ajuste nos gastos públicos, que passará a ser monitorado de forma rigorosa.

continua após publicidade

Em tempos de disputa por cargos no segundo escalão do governo, Dilma poderá reforçar a advertência de que as indicações políticas serão respeitadas, mas que os titulares das pastas terão de se comprometer com resultados, que serão cobrados. A presidente deverá anunciar a criação de um novo conselho, que servirá de instrumento para aferir a eficiência de cada área: o conselho de Gestão e Competitividade, ligado diretamente à presidência.

continua após publicidade

Dos 37 ministros de Estado, apenas o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, não estará presente no encontro porque está de férias até o próximo dia 24. Após a reunião, Dilma seguirá para Porto Alegre, onde passará o fim de semana.

continua após publicidade

A data e o tema da reunião ministerial foram definidos pela equipe de coordenação de Dilma no último dia 3. Na época, o ministro Luiz Sérgio, das Relações Institucionais, disse que o encontro de hoje servirá também para que os ministros se conheçam melhor.

- A pauta da primeira reunião ministerial será a conjuntura econômica, seus reflexos na economia brasileira. Vai haver uma orientação geral de normas, procedimentos, métodos para os novos ministros. [...] Há ministros que ainda não conhecem os outros, então é preciso se conhecer, ter um time que possa ser bem unificado.

continua após publicidade

O novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, não participará da apresentação conduzida por Mantega.