Política

Airton Maron assume Portos de Paranaguá e de Antonina

Da Redação ·
 Airton Maron ao assumir os Portos de Paranaguá e Antonina
fonte: AEN
Airton Maron ao assumir os Portos de Paranaguá e Antonina

O engenheiro Airton Vidal Maron assumiu o cargo de superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina na tarde desta terça-feira (4), na sede administrativa da autarquia em Paranaguá. A cerimônia teve participação do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, autoridades portuárias, empresários do setor e trabalhadores dos terminais paranaenses. Maron, funcionário da Appa há 29 anos, reforçou o compromisso com a comunidade local e com o restabelecimento dos Portos do Paraná. “Hoje é um dia especial para nós, digo nós porque eu estar aqui significa nós portuários estarmos aqui. Após 30 anos, numa iniciativa inédita, um funcionário assume a direção desta autarquia de forma plena. Isso aumenta nossas responsabilidades. Temos a obrigação de não errar. O governador Beto Richa teve ousadia e determinação, rompeu com o antigo e recorrente círculo de nomeações de dirigentes que nunca tiveram qualquer vínculo com a atividade portuária”, destacou o superintendente.
 

continua após publicidade

“Este novo tempo será de reconstrução da imagem do Porto de Paranaguá junto à comunidade internacional; de atender as necessidades da comunidade usuária do terminal; de criar facilidades aos usuários, de forma justa e igualitária. Em questões portuárias, a melhor administração é aquela que menos atrapalha, que facilita mais, que rema para frente”, disse.
 

Segundo Maron, uma das maiores preocupações de sua gestão será conversar com os diversos agentes que atuam no setor e, assim, ampliar as movimentações de cargas. “Nesses últimos anos tivemos guerra contra os transgênicos, contra as autoridades ambientais, contra as necessárias dragagens. Nós construímos nossas vidas aqui e seguiremos aqui, preparando o nosso porto para as próximas gerações. Temos de estar à frente das necessidades de momento, senão perdemos espaço e outros terminais vão ocupá-los. Voltaremos a ser o melhor porto do Brasil”, ressaltou.
 

continua após publicidade

Na transmissão de cargo o então superintendente Mario Lobo Filho agradeceu o apoio de todos os funcionários, engenheiros do quadro da Appa e em especial ao seu sucessor. “Além do inestimável acolhimento e companheirismo, devo ao Maron a resposta sempre pronta e eficiente aos desafios que nos eram colocados. Como parnanguara, estou feliz e tenho certeza que continua a luta e a dedicação aos interesses dos portos do Paraná”, concluiu.
 

AGILIDADE: Durante a solenidade, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, adiantou que o diálogo entre Appa e governo será constante e que ele pretende visitar as cidades de Paranaguá e Antonina com frequência. “Faço questão de vir para o Litoral para termos o diálogo restabelecido e aumentar a agilidade na administração pública. Assumimos com uma visão mais moderna, de integração”, disse.
 

Richa Filho anunciou que a primeira visita de Beto Richa como governador será em Paranaguá na próxima sexta-feira (7) e que bons projetos serão mantidos e executados. “Entendemos que o Terminal de Passageiros é uma obra importante para todo Estado. As obras de dragagem são primordiais para o porto e devem ser assunto permanente para dar mais competitividade aos portos do Paraná”, afirmou.