Política

Começa cerimônia de posse de Beto Richa

Da Redação ·
 O governador eleito chegou à Assembleia Legislativa do Paraná para a cerimônia de posse por volta das 9h55
fonte: gazetadopovo.com
O governador eleito chegou à Assembleia Legislativa do Paraná para a cerimônia de posse por volta das 9h55

O governador eleito Beto Richa (PSDB) chegou à Assembleia Legislativa do Paraná para a cerimônia de posse por volta das 9h55 deste sábado (1). Do lado de fora, ele foi recepcionado por um grupo de moradores do bairro Parolin, de Curitiba, que aguardavam sua chegada. Além disso, uma faixa, que foi colocada do lado externo da casa, traz uma mensagem de incentivo para o novo governador do Paraná: “Beto Richa presidente do Brasil”, diz a faixa.

continua após publicidade

No plenário da Assembleia estão presentes deputados, políticos, os novos secretários e familiares. No local, o clima é de tranquilidade. Por volta de 10h15, mais pessoas, entre os que vão participar da cerimônia e cidadãos que vão acompanhar a posse, chegavam ao local.

continua após publicidade

Assim que a cerimônia de posse for encerrada, Richa segue de helicóptero para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana, onde, às 14h30, embarca para Brasília para acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff.


Primeira parte da cerimônia

continua após publicidade

O início da cerimônia na Assembleia tem Richa e o vice-governador, Flávio Arns, prestando o compromisso constitucional — “Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis e promover o bem-estar geral do povo paranaense”. Logo após, eles vão assinar os termos de posse no mandato de quatro anos. O primeiro discurso oficial de Richa como governador ocorre na sequência, para o plenário da Assembleia.

continua após publicidade

A assessoria de imprensa do governador eleito informou que Richa deve falar das diretrizes de seu programa de governo, que devem priorizar as áreas de educação, saúde, segurança pública, proteção social, agricultura e infraestrutura.

continua após publicidade

O governador vai conclamar ex-adversários a superarem diferenças eleitorais e a ajudarem na construção do novo governo. “Vamos fazer um governo pluralista, que respeita as diferenças de opinião. Um governo que conta com a vigilância crítica da imprensa livre”, diz Richa na nota oficial.

A coordenadora do cerimonial da Assembleia, Gisele Gulin, estima que mais de 1,4 mil pessoas compareçam na primeira parte da cerimônia. “Montamos uma estrutura para receber 300 pessoas que acompanharão a posse num telão na galeria ao lado do plenário”, disse. Também foram colocadas 385 cadeiras para receber os convidados que incluem deputados estaduais e federais, prefeitos, desembargadores, representantes consulares e familiares do governador eleito e do vice-governador, além dos novos secretários estaduais.