Política

Primeira presidente do Brasil assume o poder neste sábado

Da Redação ·
 Dilma Rousseff
fonte:
Dilma Rousseff

Os brasileiros assistirão nesse sábado (1º) a posse da primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A programação começa às 14h na frente da Catedral de Brasília e deve ser acompanhada por milhares de pessoas nas ruas, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, e por milhões de pessoas pela televisão e internet. O R7, a TV Record e a Record News farão a transmissão da posse ao vivo.

continua após publicidade

Para tudo dar certo durante a cerimônia, dois ensaios foram feitos em dezembro, simulando cada etapa da posse.

continua após publicidade

O primeiro ato da cerimônia de posse é o desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Se não estiver chovendo, Dilma Rousseff embarcará no Rolls Royce presidencial na frente da Catedral de Brasília às 14h15. O vice-presidente, Michel Temer, e sua mulher, Marcela Temer, desfilarão em um carro logo atrás. O destino dos dois será o Congresso Nacional, onde Dilma e Temer assinarão o termo de posse. Se chover, o carro será fechado e o trajeto, alterado.

continua após publicidade

Nesta sexta-feira (31), Dilma Rousseff decidiu que fará o percurso pela Esplanada dos Ministérios ao lado da filha Paula. A mãe, Dilma Jane, e outros familiares, devem acompanhar a posse dentro do Congresso Nacional, na Tribuna de Honra do Plenário da Câmara.

O trajeto até o Congresso Nacional está previsto para durar cerca de dez minutos. Às 14h25 Dilma Rousseff e Michel Temer serão recebidos na rampa de mármore do Congresso pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). 

continua após publicidade

De lá, o grupo segue para o plenário da Câmara dos Deputados, onde Dilma e Temer assinarão o termo de posse. Antes disso, farão o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

continua após publicidade

Após a assinatura do termo de posse, Dilma e Temer acompanharão a execução do Hino Nacional pela banda de Fuzileiros Navais, ainda no Plenário do Congresso. Dilma fará, então, o primeiro discurso como presidente, com duração prevista de 45 minutos.

A primeira fala de Dilma como presidente empossada será acompanhando pelos políticos no plenário. Foram convidados para esta etapa chefes de Estado ou de governo dos países que têm relação diplomática com o Brasil, atuais ministros, ministros do novo governo, governadores, presidentes dos Tribunais Superiores, senadores e deputados. Após o discurso, o presidente do Congresso José Sarney falará rapidamente e dará a sessão como encerrada.

Ao deixar o plenário, a presidente e o vice serão conduzidos para o lado de fora do Congresso, onde mais uma vez ouvem a execução do Hino Nacional, desta vez finalizado com salva de 21 tiros de canhão. Dilma passa então a tropa em revista, despede-se dos presidentes do Senado e da Câmara e embarca, desta vez ao lado de Michel Temer, no Rolls Royce presidencial em direção ao Palácio do Planalto.