Política

Posse de Dilma já tem representantes de 132 países

Da Redação ·
 Dilma assume amanhã como presidente do Brasil
fonte: Divulgação
Dilma assume amanhã como presidente do Brasil

A cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff no próximo sábado (1º) será acompanhada por representantes de pelo menos 132 países. Segundo o Itamaraty, 23 países serão representados por seus chefes de Estado ou de governo, 9 por vices, 24 por chanceleres e 76 por embaixadores ou encarregados de negócios.
 

continua após publicidade

Nesta quinta-feira (30), o departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a presença da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
 

Após a transmissão do cargo, que será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma vai receber convidados para um coquetel no Palácio do Itamaraty. Os convites, emitidos pelo Itamaraty, referem-se a Dilma como “presidenta”. Durante toda a cerimônia de posse, o espaço aéreo de Brasília vai ser fechado e haverá atiradores de elite cobrindo todo o trajeto do cortejo presidencial na Esplanada dos Ministérios.
 

continua após publicidade

Ao todo, um contingente de 3,8 mil integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal vão compor a equipe de segurança. Outros 760 militares vão integrar a equipe do cerimonial.
 

Festa popular

A festa de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, terá forte presença feminina. A partir das 18h30, após a cerimônia de transmissão do cargo, será realizado em um palco na Praça dos Três Poderes o show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália e Zélia Duncan.
 

As apresentações, com entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A festa também vai comemorar a posse do governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).
 

Das 10h até o meio-dia haverá apresentações de grupos infantis, com mamulengo e pernas de pau. Os shows musicais também começam às 10h e vão até as 14h, divididos em quatro tendas montadas na Esplanada que homenageiam as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No encerramento dessas apresentações, os artistas se unirão em um cortejo cívico-cultural que irá saudar Dilma Rousseff com a apresentação do Hino Nacional.