MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Pessuti recebe homenagem de sociedade civil do Vale do Ivaí

O governador Orlando Pessuti recebeu a medalha de amigo da França, da sociedade de amigos do Doutor Faivre. A homenagem foi entregue pelo presidente e fundador da sociedade, Artur Barthelmess, em cerimônia no Palácio das Araucárias, nesta quarta-feira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.12.2010, 14:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Orlando Pessuti recebeu a medalha de amigo da França, da sociedade de amigos do Doutor Faivre. A homenagem foi entregue pelo presidente e fundador da sociedade, Artur Barthelmess, em cerimônia no Palácio das Araucárias, nesta quarta-feira (29).

continua após publicidade

A sociedade foi criada para preservar a história do médico francês Jean-Maurice Faivre, que, em 1847, com 80 famílias de imigrantes, fundou a colônia Thereza Cristina, hoje distrito de Cândido de Abreu. “A próspera região do Vale do Ivaí existe por conta daqueles desbravadores franco-belgas, que, liderados por Faivre, adentraram as matas para fundar a primeira cidade planejada do Brasil”, disse o governador.

“Faivre queria uma nova ordem, com um sistema econômico e social baseado na solidariedade comunitária, desapegada dos bens materiais”, explicou Artur Barthelmess. Ele é neto de Louis Barthelmess, ativista operário de Bruxelas, que, influenciado pelas ideias de Faivre, desembarcou na segunda leva de colonos pioneiros do Vale do Ivaí.

continua após publicidade

Foram homenageados ainda a primeira-dama Regina Pessuti, a secretária da Cultura, Vera Maria Haj Mussi, a artista plástica Adriane Mueller e os músicos Raymundo Rolim e Michel Butnariu.

SOCIALISMO – Aluno de química de Barthelmess, entre 1971 e 1973, no Colégio Estadual do Paraná, Pessuti conheceu a história da colonização com o antigo professor. “Barthelmess é testemunha de um tempo em que o Paraná viveu o socialismo utópico, quando Faivre levou seus ideais humanistas até o interior e lá criou a Colônia Thereza, na época uma cidade modelo”, disse.

A Colônia Thereza ou Therèseville foi assim chamada em homenagem à imperatriz Dona Thereza Christina, esposa de Dom Pedro II, de quem Faivre era amigo pessoal. Sem seguir as doutrinas socialistas da época, Faivre sonhava realizar, com suas próprias ideias, um mundo novo, assim eliminou a noção de lucro, colocando em primeiro plano o respeito pela família e a religião.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Pessuti recebe homenagem de sociedade civil do Vale do Ivaí "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!