Política

"Gabrielli continua na Petrobras," anuncia Lula

Da Redação ·
 Sérgio Gabrielli deve seguir a frente da estatal
fonte: Divulgação
Sérgio Gabrielli deve seguir a frente da estatal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (29), durante viagem ao Ceará, que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, será mantido no cargo a partir de 1º de janeiro de 2011. As declarações de Lula antecipam o comunicado oficial que deve ser feito pela equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff, nos próximos dias.
 

continua após publicidade

“Quero cumprimentar o companheiro Gabrielli por Dilma ter anunciado que ele fica na presidência da Petrobras", disse Lula, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II, em Caucaia, no Ceará.

continua após publicidade

Ao final da cerimônia, Lula brincou com os jornalistas dizendo que as perguntas deveriam ser dirigidas ao presidente da Petrobras e não a ele, que “está de saída”: “A grande entrevista hoje é com o Gabrielli. Ele é o cara."
 

Dilma conversou com Gabrielli no começo da semana, mas ainda não anunciou oficialmente sua permanência no comando da estatal.

continua após publicidade

Despedida

Foi a última viagem de Lula ao nordeste como presidente da República. Adotando o tom de despedida característicos dos últimos eventos oficiais, ele disse que pretende participar de inaugurações no governo de Dilma Rousseff.
 

"Eu quero estar vivo em 2012, para que quando a Dilma, o [governador do Ceará] Cid Gomes e os governadores do Nordeste forem inaugurar eu quero tomar o primeiro copo de água da transposição das águas do Rio São Franciso", afirmou Lula.
 

Lula agradeceu o vice-presidente, José Alencar, e o deputado e ex-ministro Ciro Gomes pelo empenho na execução da transposição do Rio São Francisco e disse que deve o projeto aos dois "companheiros". "Ele [Alencar] foi o primeiro a enfrentar o desafio de convencer as pessoas que eram contra para a gente fazer a transposição", disse Lula. "Foi o Ciro que elaborou o projeto e fez o debate", completou.
 

continua após publicidade

O presidente disse que o Nordeste elegeu em 2010 a melhor safra de governadores e que a presidente eleita, Dilma Rousseff, "vai fazer uma parceria extraordinária com Cid Gomes e o Ceará terá participação fantástica no PAC".
 

Lula agradeceu os eleitores pela reeleição de Cid Gomes ao governo do Ceará, pela eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República e pela eleição dos senadores aliados. "Me fizeram um grande favor", disse Lula. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), adversário político de Lula, foi derrotado na disputa ao Senado pelo Ceará.