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Em oito anos, Lula visitou 85 países em busca de parceiros

Com visitas a 85 países em um período de oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em prática uma política de diversificação das relações do Brasil com o mundo que ajudou a projetar o país do ponto de vista econômico, mas que ao mesmo t

Da Redação

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 Relação com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad é considerada a mais polêmica do governo Lula
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Relação com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad é considerada a mais polêmica do governo Lula
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.12.2010, 10:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:22
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Com visitas a 85 países em um período de oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em prática uma política de diversificação das relações do Brasil com o mundo que ajudou a projetar o país do ponto de vista econômico, mas que ao mesmo tempo colecionou polêmicas na arena política.

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Com um discurso contrário à concentração das exportações brasileiras para um número “restrito” de países, Lula passou a usar as visitas internacionais como forma de “vender” o produto brasileiro em novos mercados.

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A diversificação das relações, no entanto, também teve um forte cunho político, refletindo sobretudo a busca de apoio ao Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

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O fortalecimento da relação com a África é apontada por especialistas como “principal símbolo” dessa estratégia. Em oito anos, Lula visitou 27 países do continente, enquanto Fernando Henrique Cardoso esteve em apenas três deles.

Garoto-propaganda

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“Lula assumiu como ninguém o papel de garoto-propaganda do produto brasileiro no mercado internacional. Sem dúvida o empenho foi bem-vindo, mas o resultado prático deixou a desejar”, diz o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior (AEB), Fábio Martins.

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Ele cita a permanência de barreiras sanitárias impostas por Estados Unidos, Rússia e Japão à carne brasileira, apesar das insistentes “reclamações” do presidente Lula junto a esses países.

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Ainda segundo Martins, a busca por mercados consumidores menos tradicionais, como na África e no Oriente Médio, acabam tendo “pouco impacto” no total exportado.

“O problema é que diversificamos para esses países, que têm menos peso comercial, e perdemos espaço em mercados altamente consumidores, como o dos Estados Unidos”, diz Martins.

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Em 2002, as exportações brasileiras para os Estados Unidos representavam 28% do total exportado, caindo para 11% em 2010.

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O governo, no entanto, argumenta que o processo de diversificação está “começando” e que as vantagens puderam ser constatadas durante a crise financeira, quando países dependentes da economia americana, como o México, sofreram um impacto muito maior do que o Brasil.

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Relação política

O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense Williams Gonçalves diz que a política externa do presidente Lula seguiu a tradição “nacionalista” e que, nesse contexto, é “impossível” separar os interesses econômicos dos objetivos políticos.

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“A busca pela ampliação dos parceiros comerciais obedeceu a uma orientação política, que não chega a ser nova na história das relações internacionais do Brasil”, diz o professor.

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Sob a gestão do presidente Lula, o Brasil ampliou ou intensificou suas relações com países de fora do eixo ocidental – alguns deles com governos polêmicos, despertando uma série de críticas na opinião pública.

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O caso mais emblemático passou a ser o do Irã, acusado de abusos em direitos humanos, mas há também exemplos como Venezuela, Sudão, Líbia, Cuba e Guiné Equatorial, todos visitados pelo presidente Lula.

Na avaliação de Gonçalves, a diplomacia dos anos Lula foi “coerente”, na medida em que privilegiou os “interesses nacionais”.

Como resultado concreto o professor cita a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), que segundo ele foi resultado, dentre outros fatores, de uma ação conjunta de Brasil, China e Índia.

“É claro que não vamos defender causas absurdas, mas precisamos fazer nossos cálculos. Uma parte da nossa sociedade quer que sejamos uma potência ética, mas isso não existe”, diz o professor da UFF, lembrando que, assim como o Brasil, diversas outras democracias também têm relações próximas com governos polêmicos.

Já na avaliação do ex-secretário geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), Rubens Ricupero, o presidente Lula fez alguns “julgamentos equivocados” em sua busca por novos parceiros.

“No caso do Irã, por exemplo, tentamos impor nossa agenda e tivemos um resultado negativo, que não deu certo”, diz Ricupero, referindo-se à tentativa de acordo nuclear intermediada por Brasil e Turquia.

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