Política

Presidente da Câmara, André Pereira, é o novo prefeito de Kaloré

Da Redação ·
 André Pereira, é o novo prefeito de Kaloré
fonte: Delair Garcia
André Pereira, é o novo prefeito de Kaloré

Desde quinta-feira à noite, a comunidade de Kaloré tem novo prefeito. Trata-se do vereador e presidente da Câmara, André Pereira (PT). Por determinação da Comarca Judicial de Jandaia do Sul, ele assumiu o cargo em substituição ao prefeito reeleito Adnan Canelo (PMDB), que teve a cassação do seu mandato referendada na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná.

continua após publicidade

Canelo havia sido condenado em primeira instância na Comarca de Jandaia do Sul por supostos crimes eleitorais praticados durante a campanha para prefeito em 2008, em ação impetrada pela coligação do seu concorrente Edmilson Stêncil (PDT). O prefeito recorreu da sentença no TRE e estava mantendo-se no cargo mediante uma liminar concedida pelo órgão. Na semana passada, a Corte do TRE julgou o mérito da liminar e manteve a sua cassação por quatro votos a três. Ao mesmo tempo, o TRE convocou novas eleições no município e determinou que o presidente da Câmara assumisse o cargo. Canelo estava aguardando a publicação do acórdão no Diário Oficial da Justiça para entregar a Prefeitura e recorrer da decisão, o que aconteceu quinta-feira.

continua após publicidade

O prefeito cassado observa que foi condenado apenas em uma das dez denúncias formuladas pelo adversário à Justiça Eleitoral, ou seja, a de ter contratado funcionários durante o período eleitoral, o que ele nega. “Continuo dizendo que sou inocente, tanto que a votação no Tribunal foi apertada, por quatro votos a três, o que me dá o direito de recorrer da sentença e buscar meu retorno à Prefeitura”, comentou.

Bastante tranquilo, Canelo transferiu o cargo para André Pereira, que faz parte da sua coligação. “Nosso grupo é bastante forte, unido e está pronto para disputar uma nova eleição caso isso venha mesmo a se concretizar”, afirma Canelo. Antes de deixar o cargo, o prefeito pagou o 13º salário do funcionalismo e deixou agendada a liberação da folha salarial de dezembro para 5 de janeiro. Também fez um balanço das suas conquistas, como a aquisição de oito máquinas pesadas, três tratores, cinco ônibus, dois caminhões, além de ter deixado convênios liberados para reforma do Hospital Municipal, recape asfáltico e compra de veículos para a Apae.