Política

Alcides Ramos é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana

Da Redação ·
 "Esta Câmara será a mais independente de toda a história de Apucarana”, afirmou Alcides Ramos
fonte: Arquivo
"Esta Câmara será a mais independente de toda a história de Apucarana”, afirmou Alcides Ramos

A chapa “Câmara Forte”, única inscrita, foi eleita por unanimidade na noite de segunda-feira (20) para conduzir a Câmara de Apucarana no biênio 2011/2012. A presidência ficou com o vereador Alcides Ramos Júnior (DEM), que chega ao comando do Legislativo 35 anos depois de o seu pai, vereador por duas legislaturas (73 a 77 e 77 a 83) ter sido eleito para a mesma função. Seu avô, José Ramos de Oliveira, também foi ereador por quatro legislaturas e presidente da Câmara. Alcides terá como vice Valdir rias (PTB), José Airton Araújo, o “Deco” (PR) na primeira-secretaria, e Sebastião artins Júnior, o “Júnior da Femac” (PDT), na segunda-secretaria.

continua após publicidade


Embora fechada com chapa de consenso, esta foi uma das mais disputadas eleições na istória da Câmara de Apucarana. Isso porque o grupo, formado inicialmente por Alcides Ramos, Júnior da Femac, Luiz Brentan (PSDB) e Marcos Martins, o “Marquinhos do icho” (PTC), recebeu depois o apoio de Valdir Frias e Lucimar Scarapelini, garantindo vitória. Do outro lado, Deco vinha contabilizando os votos de Mauro Bertoli (PTB), ldivino Marques, o “Val” (PSC), Carmelo Ribeiro (PR) e Telma Reis (PMDB).

continua após publicidade

No entanto, a pressão para obter de volta o voto de Valdir Frias atravessou toda a semana
passada e chegou no final de semana com apelos dramáticos. Para fugir da pressão, Frias
chegou a sair da cidade no domingo, retornando apenas nesta segunda-feira, quase na
hora da votação.

continua após publicidade


“Serei o presidente de todos os vereadores. Esta Câmara será a mais independente de toda a história de Apucarana”, afirmou Alcides Ramos Júnior em seu discurso. “Vamos aprovar o que for bom para o município e reprovar o que for contra os interesses da população. Não perderemos às forças que quiserem fazer a Câmara se curvar”, acrescentou Alcides Ramos.

continua após publicidade

Ele destacou o apoio dos cinco que o acompanharam e que definiram a eleição. “Este é um grupo formado por guerreiros e guerreira, um grupo que enfrentou e venceu nos últimos dias todo tipo de pressão, mas seguiu de cabeça erguida em direção à vitória”, frisou Alcides.

continua após publicidade

O presidente eleito fez um agradecimento especial a Júnior da Femac, principal articulador do grupo desde o início da caminha em direção à presidência. “Só chegamos a este resultado devido à grande habilidade do Júnior como nosso articulador”, assinalou.


Os vereadores também destacaram o gesto de Marquinhos, que abriu mão da primeira-
secretaria, já assegurada, em favor de uma chapa de consenso. Emocionado, Júnior da Femac pediu salva de palmas para ele. Marquinhos também deverá assumir a chefia do escritório político regional que o deputado federal Abelardo Lupion abrirá em Apucarana no início de 2011. Lideranças da região, como o presidente reeleito da Câmara de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanharam a sessão. A solenidade de posse será no dia 2 de janeiro, às 10 horas.