MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ensaio da posse presidencial tem 'sósia' de Dilma

Com direito a uma espécie de sósia da presidente eleita, Dilma Rousseff, os organizadores da posse presidencial fizeram hoje o primeiro ensaio da cerimônia na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional. Cerca de 70 mil pessoas estão sendo espera

Da Redação

·
Dilma recomendou que não fossem colocadas escoltas de cavalos e nem de motos na frente e ao lado do Rolls Royce
Icone Camera Foto por Arquivo/Agências
Dilma recomendou que não fossem colocadas escoltas de cavalos e nem de motos na frente e ao lado do Rolls Royce
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2010, 08:43:01 Editado em 27.04.2020, 20:53:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com direito a uma espécie de sósia da presidente eleita, Dilma Rousseff, os organizadores da posse presidencial fizeram hoje o primeiro ensaio da cerimônia na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional. Cerca de 70 mil pessoas estão sendo esperadas para o evento, que começa às 14h do dia 1º de janeiro na Catedral de Brasília.


Dilma recomendou que não fossem colocadas escoltas de cavalos e nem de motos na frente e ao lado do Rolls Royce, o histórico carro presidencial que vai levá-la da Catedral até o Congresso, onde tomará posse como presidente do Brasil. Ele quer ter a visão livre e ficar mais próxima da população durante o trajeto.


Os assessores da futura presidente chegaram a discutir com os militares, que queriam manter a tradição com a escolta de cavaleiros dos Dragões da Independência. Para atender ao pedido de Dilma, o protocolo do cerimonial será alterado.


Apenas dois cavaleiros dos Dragões da Independência ficarão emparelhados, em cada lateral à frente do Rolls Royce, onde estará Dilma. Eles serão responsáveis em conduzir o ritmo de velocidade da comitiva, que não poderá ultrapassar 40 km por hora. Atrás do Rolls Royce, virão o carro do vice-presidente eleito, Michel Temer, e um veículo reserva para o caso de uma emergência. Somente depois dos três veículos é que seguirá a escolta dos Dragões, com 37 cavaleiros.


Escolhida na hora para fazer o papel da presidente eleita, a diretora da secretaria de Relações Públicas do Senado, Juliana Rebelo, virou atração dos turistas que visitavam ontem a Esplanada na hora do ensaio. A funcionária do Senado, que já trabalhou em três cerimônias de posse e não se acha parecida com a presidente, desceu a rampa do Congresso ao lado do comandante do batalhão da Guarda Presidencial, Elias Martins, e depois simulou uma revista da tropa. "Presidente" por um dia, Juliana disse que foi tudo inesperado, mas a oportunidade permitiu ter uma visão melhor da cerimônia.


No dia da posse, uma tropa mista de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, estará esperando a presidente do lado de fora do Congresso para honras militares. O ensaio geral, que contará com o Rolls Royce presidencial, está marcado para dia 26. O motorista Valdecir da Silva Ribeiro foi escolhido para conduzir Dilma. Ele já trabalhava com ela na Casa Civil e tem feito o treinamento para guiar o carro mais famoso do Brasil. "Está tudo pronto. Ele está tinindo", disse Valdecir.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ensaio da posse presidencial tem 'sósia' de Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!