Política

Temer confirma Garibaldi como novo ministro da Previdência

Da Redação ·

O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) confirmou nesta quarta-feira (8) que o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) será o próximo ministro da Previdência. Na saída do evento de posse do novo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, Temer não quis falar com a imprensa, mas questionado por jornalistas se o nome de Garibaldi está confirmado, acenou positivamente com a mão.

continua após publicidade

Inicialmente reticente à hipótese de assumir a pasta, o ex-presidente do Senado mostrou-se mais animado com a tarefa. O Ministério da Previdência é considerado de difícil gestão, pois, apesar do grande orçamento, tem suas verbas comprometidas com o pagamento de pensões e aposentadorias. Além disso, uma eventual decisão de corte dos pagamentos aos aposentados e pensionistas – que pode ser necessário ao longo do próximo governo – pode causar desgaste político ao titular da pasta.

continua após publicidade

Hoje, Garibaldi negou que sua indicação possa desagradar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem chegou a ter atritos quando foi presidente do Senado.


- Acho que o presidente sabe que vou fazer um esforção muito grande no sentido de que a previdência tenha um melhor rumo, acho que o presidente deve estar satisfeito.