Política

Beto Richa anuncia oito novos secretários

Da Redação ·
 Os oito novos integrantes da equipe do governador eleito no Paraná, Beto Richa
fonte: Arte JE/Bem Paraná
Os oito novos integrantes da equipe do governador eleito no Paraná, Beto Richa

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou ontem os nomes de oito novos integrantes de sua equipe de governo. A principal surpresa da lista foi o nome do deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (DEM) para a Secretaria de Estado de Planejamento. Dos oito novos secretários, cinco são do interior do Estado. Com o novo anúncio, Beto já definiu 20 secretários de Estado.


Taniguchi, que teria rompido relações com Richa em 2004, quando o governador era então seu vice na Prefeitura de Curitiba, vê com naturalidade o seu nome na lista de secretários. “Aquelas brigas são coisas do passado. Pessoas adultas conversam e se acertam. Inclusive apoiei ele na campanha eleitoral”, disse o deputado, que afirma que aceitou o cargo por ser uma missão muito importante para o estado. Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Taniguchi foi prefeito de Curitiba por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Eleito deputado federal em 2006, ele também foi secretário de Planejamento nos anos de 1995 e 1996, no governo de Jaime Lerner.
 

continua após publicidade

“Daquela época para os dias hoje mudou muita coisa. Antes nós buscamos atrair novos investimentos econômicos para o Paraná. Hoje realidade é outra, pois o estado deixou de fazer planejamento nos últimos oito anos”, disse ele. Taniguchi afirmou que a escolha dele para o cargo teve um pouco de indicação do Democratas e um pouco da amizade dele com Beto Richa “Considero uma convocação de extrema importância, pois o Planejamento inclui dois setores importantes. O do orçamento e o da coordenação de governo”, finalizou.
 

Além de Taniguchi, outros nomes conhecidos figuram na lista dos novos secretários., anunciada ontem. A mulher de Beto, Fernanda Richa cuidará da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Fernanda também foi secretária quando Beto foi prefeito de Curitiba, presidindo a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. Outro secretário que sai da prefeitura para o estado é Paulino Viapiana, que assume a Secretaria Estadual de Cultura. Viapiana é o atual presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele foi diretor da sucursal de Brasília da revista Veja, secretário de redação do jornal Folha de S. Paulo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais na TIM Celular Sul, coordenador de Marketing na Secretaria de Estado da Comunicação Social e assessor de Comunicação e Marketing da Telepar. É presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
 

continua após publicidade

O deputado federal Ricardo Barros (PP), que tentou sem sucesso a eleição para o Senado é o novo secretário de Indústria e Comércio. Segundo Barros, o partido não pediu nenhuma secretaria. “Não sugerimos nada. Analisamos o que foi proposto”, disse. Durante a tarde de ontem, Barros visitou a Assembleia Legislativa e despistava a sua indicação para secretário, bem como uma possível candidatura para a presidência da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep). “Não tem como ser candidato agora. A eleição na Fiep é só em agosto, está longe ainda para decidir sobre isso”, dizia Barros antes de ser anunciado como secretário de Beto Richa. A indicação do deputado também beneficia a região de Maringá e o interior do Estado.

Completam a lista de novos secretários o empresário Faisal Saleh, que fundou o Instituto Polo Internacional Iguassu, que reúne instituições para fomentar a integração e o desenvolvimento da região da fronteira, escolhido para a secretaria de Turismo. Para o Meio Ambiente o novo secretário é Jonel Nazareno Iurk, que foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Natural de Ponta Grossa, é engenheiro civil, mestre em Ciência do Solo. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados. Tem 55 anos. Para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi escolhido Luiz Tarcisio Mossato Pinto, funcionário de carreira do órgão e chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho. Outra nomeação que também.
 

Para a secretaria de Segurança Pública, cujo nome do deputado federal eleito Francisco Francischini (PSDB) foi cogitado, o escolhido foi Reinaldo de Almeida Cesar. Natural de Ponta Grossa, Reinaldo é Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi chefe da divisão de cooperação internacional da PF e responsável pelo escritório central da Interpol no Brasil. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi advogado e professor de Direito Penal na UFPR, chefe de Gabinete do Governador do Paraná e Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tem 45 anos.
 

continua após publicidade

Secretariado

Os oito novos integrantes da equipe do governador eleito no Paraná, Beto Richa

PLANEJAMENTO
Cassio Taniguchi

SEGURANÇA PÚBLICA
Reinaldo de Almeida Cesar

continua após publicidade

CULTURA
Paulino Viapiana

TURISMO
Faisal Saleh

continua após publicidade

FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Fernanda Richa


INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Ricardo Barros

IAP
Luiz Tarcisio Mossato Pinto

MEIO AMBIENTE
Jonel Nazareno Iurk

Outros nomes já confirmados para o secretariado de Beto Richa

• Durval Amaral — CASA CIVIL
• Fernando Ghignone — SANEPAR
• Flávio Arns — EDUCAÇÃO
• Ivan Bonilha — PGE
• Jacson Carvalho Leite — CELEPAR
• José Richa Filho — INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
• Lindolfo Zimmer — COPEL
• Luiz Carlos Hauly — FAZENDA
• Luiz Eduardo Sebastiani — ADMINISTRAÇÃO
• Mounir Chaowiche — COHAPAR
• Michele Caputo Neto — SAÚDE
• Norberto Anacleto Ortigara - AGRICULTURA