MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Campanha na internet ganha peso e gera polêmica

Livre de restrições que vigoraram até o ano passado, a campanha eleitoral na internet ganhou espaço na disputa presidencial brasileira e obrigou assessores de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) a traçar estratégias para o uso de ferramentas virtua

Da Redação

·
na briga online por votos, as duas campanhas também trocam farpas e concordam que o uso eleitoral da web tem seu "lado B":
Icone Camera Foto por Arquivo
na briga online por votos, as duas campanhas também trocam farpas e concordam que o uso eleitoral da web tem seu "lado B":
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2010, 15:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Livre de restrições que vigoraram até o ano passado, a campanha eleitoral na internet ganhou espaço na disputa presidencial brasileira e obrigou assessores de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) a traçar estratégias para o uso de ferramentas virtuais.

continua após publicidade

Mas, na briga online por votos, as duas campanhas também trocam farpas e concordam que o uso eleitoral da web tem seu "lado B": a propagação de mensagens de tom acusatório, ofensas e boatos.

continua após publicidade

Na avaliação de Manoel Fernandes, diretor da Bites, consultoria especializada em redes sociais, as eleições deste ano mostram "o quanto a internet pode contribuir para criar percepções que não necessariamente estão alinhadas com os fatos".

continua após publicidade

Segundo Fernandes, todo o debate em torno da posição religiosa de Dilma e de Serra, incluindo a posição de ambos em relação ao aborto, "foi construído na internet".

"Foi ali, na web, que essa discussão ganhou uma proporção que nem as campanhas esperavam", diz.

continua após publicidade

Palco livre - Com debates engessados na televisão e um horário eleitoral cada vez mais parecido com uma peça publicitária, especialistas avaliam que a internet acabou se transformando em um palco "mais livre" para as discussões típicas da época de campanha.

continua após publicidade

"Em microblogs como o Twitter, por exemplo, o eleitor pode não apenas expressar sua opinião, mas também fazer cobranças diretamente aos candidatos. É um novo tipo de relacionamento", diz Fernandes.

continua após publicidade

Segundo o Ibope, cerca de 45 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil, e estima-se que, desse total, pelo menos 65% utilizem algum tipo de rede social, como Orkut, Facebook e Twitter.

Os especialistas costumam lembrar que nem todo esse público costuma usar a internet para acompanhar as eleições, mas que existem subgrupos, mais ativos, que acabam funcionando como "cabeças de rede" – muitas vezes originando e distribuindo informações sobre os candidatos, por contra própria.

continua após publicidade

Acusações - Diante do impacto da mobilização online no processo eleitoral, os coordenadores de internet de Dilma e Serra concordam que um dos principais desafios da campanha no mundo virtual é evitar o que chamam de "excessos" - ou seja, a disseminação de agressões e boatos.

continua após publicidade

Para Soninha Francine (PPS), que coordena a comunicação de Serra no mundo virtual, a internet "sempre teve um lado violento", com pessoas se aproveitando do anonimato ou da distância física para adotar um linguajar "extremamente ofensivo".

"Sou usuária da internet desde sempre, mas também sempre temi esse fanatismo que é comum no mundo virtual. E claro, quando falamos em disputa eleitoral, esse clima beligerante cresce", diz.

Marcelo Branco, que coordena a internet na campanha de Dilma Rousseff, concorda que a internet também abre espaço para uma campanha "negativa" e classifica como "bandidagem" o surgimento de mensagens com informações falsas sobre os candidatos.

"Tecnicamente, é impossível ter controle sobre o que as pessoas criam e distribuem na internet. O papel dos coordenadores é justamente o de tentar responder às mensagens fraudulentas, de forma que a verdade dos fatos apareça o mais rápido possível", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Campanha na internet ganha peso e gera polêmica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!