MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PDT pode apoiar Beto Richa na Assembleia

Derrotado no primeiro turno da eleição para o governo do Estado, o PDT pode apoiar o governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem. Deputados eleitos e reeleitos pelo partido alegam, por enquanto, que o assunto não foi dis

Da Redação

·
 Beto Richa poderá ter o apoio do PDT na Assembleia
Icone Camera Foto por Divulgação
Beto Richa poderá ter o apoio do PDT na Assembleia
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2010, 08:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Derrotado no primeiro turno da eleição para o governo do Estado, o PDT pode apoiar o governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem. Deputados eleitos e reeleitos pelo partido alegam, por enquanto, que o assunto não foi discutido internamente, mas admitem não ver motivos para fazer oposição ao novo governo. O PDT - que teve como candidato ao governo o senador Osmar Dias - elegeu quatro deputados estaduais.

continua após publicidade

Para os pedetistas na Assembleia, a derrota não é razão para levar a legenda à oposição. E citam como justificativa para uma eventual adesão o fato de até as vésperas das convenções, o partido ter negociado uma aliança com o PSDB do governador eleito. “Eu pessoalmente não tenho razão para me alinhar automaticamente à oposição”, afirmou o presidente em exercício do PDT estadual, deputado Augustinho Zucchi, reeleito para a Assembleia.

O dirigente lembrou, inclusive, que foi cotado para ser candidato a vice-governador na chapa de Richa, caso Osmar abrisse mão de disputar o governo para concorrer à reeleição no Senado, e apoiar o tucano. “Trabalhei com lealdade em todas as posições que o partido tomou, mas não sou ingrato. O Beto (Richa) defendeu meu nome publicamente para ser vice dele. Tenho que ter o mínimo de consideração”, afirmou Zucchi.

continua após publicidade

O parlamentar alega que o PDT não se reuniu para discutir o posicionamento da bancada na Assembleia em relação ao novo governo. E garante que Osmar Dias será ouvido. Zucchi dá a entender, porém, que se o PDT decidir ir para a oposição a Richa, pode não seguir a posição partidária. “Se houver uma decisão do partido, particularmente vou analisar”, disse.

Posição semelhante tem o deputado Fernando Scanavacca (PDT), também reeleito. “Não sei o que o partido vai definir. Pessoalmente não vejo porque ser oposição sistemática”, reagiu. A exemplo de Zucchi, Scanavacca também lembrou que a disputa com os tucanos foi circunstancial, já que os dois partidos eram aliados até então, e chegaram a negociar uma composição para as eleições deste ano. “Estávamos conversando até poucos dias do início das eleições. Como dizer que logo depois não tem nada a ver”, alegou, afirmando ainda que o lançamento de candidato próprio ao governo foi mais por “pressão da direção nacional”.

Paixões — Um dos pedetistas estreantes na Assembleia, o ex-prefeito de Planalto (região Sudoeste), Nelson Luersen afirma que é muito cedo para discutir sobre o posicionamento da bancada em relação ao governo, o que só será decido após discussão que inclui os deputados eleitos e Osmar. O parlamentar dá clara indicação, porém, de não ter interesse em uma postura de oposição. “Temos que esquecer as paixões momentâneas da campanha e votar o que for bom para o povo do Paraná”, disse. “Nesse momento não tem vencedor, nem vencido”, alegou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PDT pode apoiar Beto Richa na Assembleia "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!