Política

Dilma tem 47%, Serra 41%, diz pesquisa Datafolha

Da Redação ·
 Pesquisa mostra Dilma com poucos pontos a frente de José Serra
fonte: Divulgação
Pesquisa mostra Dilma com poucos pontos a frente de José Serra

Os novos números da pesquisa Datafolha sobre o segundo turno das eleições presidenciais aponta que a candidata do PT, Dilma Rousseff, continua à frente de José Serra (PSDB). A petista tem 47% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 41%.
 

continua após publicidade

Quando são considerados apenas os votos válidos, que desconsideram votos nulos, brancos e indecisos, Dilma tem 54% e Serra 46%.
 

O Datafolha apurou ainda que 8% dos entrevistados se declaram indecisos, enquanto 4% dizem que votará nulo ou em branco no pleito de 31 de outubro.
 

continua após publicidade

O cenário é o mesmo da primeiro pesquisa após o primeiro turno. Dilma oscilou um ponto negativamente, mas dentro da margem de erro da pesquisa. O mesmo aconteceu entre os eleitores indecisos, que na semana passado eram 7% e hoje passaram a 8% do total de entrevistados pelo instituto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 

A sondagem do Datafolha também apurou que os temas religiosos, como aborto e casamento gay, não afetaram até agora a maioria do eleitorado brasileiro considerado religioso.
 

O instituto apurou que Dilma tem 51% da preferência dos eleitores que se dizem católicos, enquanto Serra tem 38%.
 

continua após publicidade

Entre os evangélicos, a petista caiu quatro pontos, enquanto Serra oscilou dois pontos positivamente.
 

Mas essa parcela da população representa apenas 6% do eleitorado total, segundo o instituto.
 

A maior queda de Dilma aconteceu entre os que se dizem sem religião. No grupo, a candidata caiu cinco pontos percentuais e Serra cresce cinco. Contudo, Dilma ainda lidera no grupo com 45% das intenções de voto e Serra com 40%.

continua após publicidade

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta foi registrada no TSE sob o número 35.746. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 15 de outubro com 3.281 eleitores de 202 municípios brasileiros.