Política

PT e aliados divulgarão manifesto por vitória de Dilma

Da Redação ·

O PT e os demais partidos que integram a coligação de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República irão divulgar, ainda hoje, um documento conjunto de convocação da militância para se engajar pela vitória final. O documento também definirá diretrizes para o segundo turno da campanha, dando prioridade ao combate à onda de versões sobre assuntos polêmicos atribuídos a Dilma na internet.

continua após publicidade

Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, trata-se de um "manifesto" resumindo os temas debatidos durante a reunião da Executiva Nacional do PT em Brasília, que se estendeu pela manhã e terminou hoje à tarde.

continua após publicidade

O texto conclama a militância a repelir o que Dutra chamou de "guerra suja" que se espalhou na internet, como supostas informações de que Dilma seria favorável ao aborto e teria declarado que "nem Cristo" lhe tiraria a vitória nessa eleição. A orientação também é de que os militantes não deixem que as questões religiosas se transformem no ponto central da disputa presidencial.

continua após publicidade

Dutra afirmou que a prevalência dos temas religiosos no debate presidencial é "ruim para o Brasil, um País que se caracteriza pela tolerância religiosa, pluralidade de ideias". Ele ressaltou que os temas religiosos sequer se relacionam ao "cargo máximo do Executivo", lembrando que o Brasil é um País laico.

O documento também faz um balanço do resultado do primeiro turno e considera "vitoriosa" a aliança encabeçada por PT e PMDB, que viabilizou a reeleição de governadores e elegeu as maiores bancadas na Câmara e no Senado. O texto final será arrematado à tarde, em nova reunião da coordenação nacional da campanha.