Política

Alckmin aparece com 22 pontos de vantagem

Da Redação ·
 Tucano tem 48% da preferência do eleitorado em SP, contra 26% do candidato do PT
fonte: googleimagens.com
Tucano tem 48% da preferência do eleitorado em SP, contra 26% do candidato do PT

O tucano Geraldo Alckmin aparece 22 pontos à frente de Aloizio Mercadante (PT) na disputa pelo governo de São Paulo, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (24). Alckmin tem 48% da preferência do eleitorado, contra 22% de Mercadante.

continua após publicidade

Em terceiro lugar aparece Celso Russomano (PP), com 8% dos votos. Paulo Skaf (PSB) segue em quarto lugar, com 3%. Fabio Feldmann, do PV, aparece com 1%. Votos brancos e nulos somam 6% e indecisos chegam a 7%, de acordo com a pesquisa.

continua após publicidade

Na última pesquisa Ibope para a disputa estadual, divulgada em 17 de setembro, Alckmin aparecia com 51% das intenções de voto, contra 23% de Mercadante.

continua após publicidade

Em um possível segundo turno, Alckmin também venceria. O tucano aparece com 54% da preferência do eleitorado, contra 31% de Mercadante. Neste cenário, brancos e nulos somam 7% e indecisos chegam a 8%.

Rejeição

continua após publicidade

Questionados sobre em qual candidato não votariam, 24% dos entrevistados disseram que não votariam em Mancha. Com 19%, Mercadante é o segundo candidato com maior rejeição. Em seguida aparecem Alckmin (16%), Bufalo (14%), Skaf (12%), Russomano (11%), Grabois (11%), Anaí Caproni (10%) e Feldmann (9%). Outros 9% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer um dos candidatos; 23% não sabem em quem não votariam.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.002 eleitores do dia 21 ao dia 23 de setembro. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. O registro foi feito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 18 de setembro com o número 31.800/2010.