Política

Sudoeste terá prioridade nos investimentos, afirma Beto

Da Redação ·
Beto Richa disse que vai manter e melhorar programas como Luz Fraterna, Tarifa Social da Água, Leite das Crianças
fonte: Divulgação
Beto Richa disse que vai manter e melhorar programas como Luz Fraterna, Tarifa Social da Água, Leite das Crianças

Em debate na noite de terça-feira (21) na Rede Celinauta, em Pato Branco, Beto Richa anunciou que o Sudoeste do Paraná terá prioridade nos investimentos em infraestrutura, Saúde e Segurança e nos esforços para atração de empresas. “Os municípios do Sudoeste foram esquecidos nos últimos oito anos. O Estado deve compensar a região, atraindo emprego e renda e promovendo desenvolvimento”, afirmou Beto.

continua após publicidade

Osmar Dias e Avanilson Araújo não compareceram ao debate, transmitido pela TV Sudoeste, pela rádio Movimento FM e Rádio Celinauta AM e pelo pool de rádios formado pelas rádios Voz do Sudoeste, de Coronel Vivida; Onda Sul, Francisco Beltrão; Clube AM, de Palmas; Capanema AM, de Capanema; Menina FM, de Pranchita; Aquarela FM, de Realeza; e Difusora América, de Chopinzinho. “Quem não compareceu ao debate não deve estar preocupado com a região Sudoeste. É uma falta de respeito a todos os paranaenses que vivem e trabalham na região”, afirmou Beto. (A foto mostra a cadeira vazia de Osmar Dias).

continua após publicidade

Beto anunciou que vai melhorar os serviços estaduais no Sudoeste com a instalação de uma REDE (Região de Desenvolvimento), que funcionará em Pato Branco e Francisco Beltrão. Na área de saúde, serão criados pólos de atendimentos, em Francisco Beltrão e Pato Branco, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE). “Vou equipar e contratar mais médicos para os hospitais regionais, para que possam atender as pessoas e não ficar abandonados como o Hospital Walter Pecoits, de Francisco Beltrão”, disse Beto.

continua após publicidade

Outra área que recebera mais investimento é a segurança. Beto vai fortalecer as subdivisões da polícia de Pato Branco e Francisco Beltrão, com a contratação de mais policiais. Também serão construídos módulos policiais Francisco Beltrão e Pato Branco. “Vamos contratar mais policiais para reforçar a segurança e abrir guerra ao tráfico de crack no Paraná”, disse.

Beto também vai trabalhar para fortalecer as micro e pequenas empresas da região e atrair novos investimentos para o setor do agronegócio nos 42 municípios do Sudoeste. Será fortalecido o pólo tecnológico de Pato Branco e criados tecnoparques em municípios vizinhos, atraindo empresas de base tecnológicas.

continua após publicidade


Beto propõe uma compensação tributária para a região Sudoeste, por ser uma região geradora de energia elétrica no Paraná. Também enfatizou que vai estudar os pedidos de criação de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), cujas autorizações foram barradas pelo atual governo. “É possível conciliar desenvolvimento com proteção ambiental. Vamos ampliar o potencial energético da região para atrair mais empresas para o Sudoeste”, afirmou Beto.

Tema importante no Plano de Governo de Beto Richa, a agricultura também mereceu destaque na participação de Beto Richa no debate. Veja a seguir.