Política

Prefeituras da região iniciam recesso na próxima semana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeituras da região iniciam recesso na próxima semana
Prefeituras da região iniciam recesso na próxima semana

A maioria dos municípios da região vai entrar em recesso no início da próxima semana, dando folga para o funcionalismo nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo e, em alguns casos, esticando o recesso para até 20 de janeiro.

continua após publicidade

Portas das prefeituras estarão fechadas para atendimento ao público, na maior parte, a partir de 21 de dezembro, funcionando apenas serviços essenciais como saúde e limpeza pública. No entanto, muitos servidores ligados às áreas de administração e finanças estarão trabalhando internamente visando fechar as contas do exercício. Com a paralisação dos serviços externos, prefeitos esperam diminuir custos da máquina administrativa e economizar recursos.Em Arapongas, a Prefeitura de Arapongas entra em recesso já na próxima segunda-feira, dia 18. O decreto estabelecendo a medida, que vai vigorar até o dia 7 de janeiro, já foi assinado pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) e publicado no Diário Oficial do Município. 

Durante este período não haverá atendimento ao público na Prefeitura, apenas trabalhos internos para fechamento do exercício de 2017.Antes de dar um fôlego na administração municipal, o prefeito Sérgio Onofre liberou nesta sexta-feira a segunda parcela do 13º salário para todos os servidores. E no próximo dia 22 antecipa a folha salarial do mês de dezembro. “Estamos fechando o exercício com as contas em dia, resultado de uma política séria e transparente na gestão dos recursos humanos e em todos os setores da administração municipal”, afirmou o prefeito.

continua após publicidade

De acordo com a administração municipal de Arapongas, durante o recesso deverão trabalhar apenas os servidores que atuam em serviços essenciais, como limpeza pública e saúde, sendo eles definidos pelos respectivos secretários de cada área. Na área de saúde, os três Prontos Atendimentos 18 Horas estarão em funcionamento.O do Conjunto Flamingos funcionará das 6h às 24h, do São Bento das 6h às 24h e o do Jardim Petrópolis das 6h às 19h, no período de 18 a 22/12/2017 e de 3 a 5/01/2018.As salas de vacinação dessas unidades estarão atendendo (inclusive com vacinação de BCG), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) estará em funcionamento normal todos os dias.

APUCARANAEm Apucarana, até ontem no final da tarde não havia uma definição do prefeito Beto Preto (PSD) e equipe sobre se haverá recesso ou não neste final e início de ano. Há apenas um estudo do prefeito com o secretário de Administração e Gestão Pública, Nikolay Cernescu, para haver um recesso na manhã do dia 26 de dezembro e na manhã do dia 2 de janeiro. Nos dois dias a Prefeitura teria expediente a partir das 12 horas, mas nada está definido.

BORRAZÓPOLISEm Borrazópolis, o prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, informou que no dia 20 vai pagar o 13º salário e promover um jantar para todos os funcionários. E a partir do dia 21 começam as férias coletivas, que vão durar até o dia 20 de janeiro. Neste período funcionarão apenas serviços essenciais, enquanto alguns servidores trabalharão internamente no fechamento do exercício. A folha de dezembro deverá ser liberada no dia 26 ou 27 deste mês. “Foi muito difícil, mas estamos fechando o ano com nossos compromissos em dia”, afirma Didi.

continua após publicidade

Ivaiporã vai dar férias coletivas a partir de 2 de janeiroEm Ivaiporã, não haverá recesso neste final de ano. De acordo com o estabelecido pelo prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), haverá férias coletivas para 80% dos servidores a partir do dia 2 de janeiro, com retorno às atividades no dia 2 de janeiro.Na semana que antecede o Natal haverá expediente normal na Prefeitura. Já na que antecede o Ano Novo a programação ainda está sendo estudada.Segundo a secretária municipal de Administração, Gisele Baraldi Martins, as férias coletivas compreendem a suspensão do expediente de trabalho dos órgãos de administração direta e indireta. “As exceções são  serviços essenciais, saúde, setor tributário e licitação que continuam em funcionamento em regime de plantão”. Como é terceirizada, a limpeza pública funcionará normalmente. Para Gisele, o período representa uma economia significativa para os cofres do Município. “Além de deixarmos em dia os direitos dos servidores, também conseguimos economizar com a diminuição de custos como energia elétrica, água, telefone e combustível”, comenta. 

Gisele explica ainda que a Prefeitura de Ivaiporã aproveita as férias coletivas para realizar a revisão nos veículos, maquinários e se necessário fazer reformas e ampliações nos prédios públicos. “Além da questão da economia, é uma medida que traz resultado positivo no restante do ano”, ressalta Gisele. (IVAN MALDONADO)