Política

Beto Richa e Osmar Dias reforçam campanha

Da Redação ·
 Osmar Dias tem o agronegócio como principal foco de sua campanha
fonte: Arquivo
Osmar Dias tem o agronegócio como principal foco de sua campanha

Municípios pequenos e médios do Paraná podem decidir a eleição para governador do Estado. Os dois principais candidatos, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), têm apresentado estratégias semelhantes que demonstram essa preocupação.

continua após publicidade

Tanto o pedetista como o tucano dedicam espaços privilegiados em seus programas de TV para falar de assunto que interessa ao eleitor do interior: a agricultura.

continua após publicidade


O setor agrícola concentra cerca de um terço do PIB paranaense, que, em 2009, foi de R$ 191 bilhões. O Estado também é líder nacional na produção geral de grãos.

continua após publicidade

Dos 399 municípios do Estado do Paraná, 90% são considerados pequenos, com no máximo 50 mil habitantes.

Richa promete melhorar as estradas e modernizar a gestão do porto de Paranaguá, por onde escoa a safra.

continua após publicidade

Já Osmar cita seu trabalho de apoio a agricultores familiares e propostas de recuperação do solo, além de enaltecer sua biografia como secretário da Agricultura.

continua após publicidade


Na eleição de 2006, os pequenos e médios municípios que decidiram a eleição.

Roberto Requião superou o próprio Osmar no segundo turno por diferença de menos de 1% dos votos.

continua após publicidade

Agora, nesta campanha, pelo Datafolha, Osmar baixou diferença de 13 para 6 pontos em relação a Richa.

Cerca de 70% do eleitorado está concentrado no interior. Curitiba reúne 17,22% dos aptos a votar.

Outra demonstração de mobilização dos dois candidatos é a concentração de viagens ao interior.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenciável petista Dilma Rousseff dedicaram, há cerca de três semanas, agenda para comício em Foz do Iguaçu. Richa já apareceu ao lado do presidenciável tucano José Serra em Londrina, Paranavaí e Cascavel.