Política

Ex-deputado Vaccarezza é um dos alvos de duas operações simultâneas

Da Redação ·
Ex-deputado Vaccarezza é um dos alvos de duas operações simultâneas da Lava Jato - Foto: Estadão
Ex-deputado Vaccarezza é um dos alvos de duas operações simultâneas da Lava Jato - Foto: Estadão

Pela primeira vez na história da Lava Jato, a Polícia Federal deflagou nesta sexta-feira (18/8) duas fases (43ª e 44ª) simultâneas da operação. Estão sendo cumpridos mandados em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre os alvos está o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), contra quem o juiz Sérgio Moro expediu mandado de prisão temporária.

continua após publicidade

Agentes cumprem 46 ordens judiciais – seis prisões temporárias, 29 buscas e apreensões e 11 conduções coercitivas. As operações foram batizadas de Sem Fronteiras e Abate e miram desvios de contratos de navios da Petrobras.

A Operação Sem Fronteiras decorre da relação entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira.

continua após publicidade

Grupo apadrinhado
Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo que era apadrinhado por Vaccarezza, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar, conforme a PF.

As informações são do Metropoles