Política

Paraná terá rede de atenção aos idosos, anuncia Beto Richa

Da Redação ·
 Beto Richa
fonte: Google Imagens
Beto Richa

O Paraná vai ter um programa estadual voltado para a população da terceira idade, com a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa. O anúncio foi feito pelo candidato a governador Beto Richa, na manhã deste sábado (4), em Rolândia, na região Norte. "Os idosos vão contar com um programa estadual de atenção, que vai envolver a saúde, esportes e ação social. É preciso cuidar de quem construiu o Paraná", explicou Beto.

continua após publicidade

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2008, o Paraná tem 1.193.654 pessoas com mais de 60 anos, o que representa 11,17% da população. Durante caminhada pelo Centro Comercial da cidade, Beto cumprimentou e conversou com moradores e comerciantes. Para a comerciante Regina Teixeira, proprietária de um bar, Beto destacou que os idosos receberão tratamento especial do Governo. Beto lembrou que em Curitiba foram criadas diversas ações de apoio aos idosos, como a construção de um Hospital de Idoso. "Nos centros regionais especializados, vão existir equipes que vão dar o suporte especial aos idosos", disse.

continua após publicidade


O Plano de Governo prevê também ações de prevenção, atividades de lazer e convivência para o envelhecimento com qualidade de vida e a criação de jogos voltados para a terceira idade. A Rede de Atenção será estruturada em parceria com os municípios, de modo a alcançar toda a população idosa do Estado. Nos Centros Regionais de Atenção Especializada, serão implantadas equipes de atenção à pessoa idosa nas 22 regiões de saúde do Estado. O Governo também apoiará os municípios para a implantação de ações de promoção ao envelhecimento saudável; além de promover a ação intersetorial nas áreas de assistência social, cultura e esporte, lazer e atividade física.


Durante a caminhada, Beto também respondeu às perguntas sobre temas relacionados com educação, segurança e programas para pessoas com deficiência. Para o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, Beto Richa mostra ter a sensibilidade para atender aos pedidos da população. "Beto demonstra como se deve governar, respeitando às pessoas",
considerou. Já o ex-prefeito de Rolândia, Eurides Moura, disse que Beto Richa vai governar com equilíbrio. "Beto Richa já se pronunciou que será um governador municipalista. Só quem conhece as demandas das cidades por falar desta maneira", afirmou.