Política

Beto Richa vai construir presídio no Litoral

Da Redação ·
 Beto Richa afirmou que vai fazer uma gestão vigorosa e dinâmica
fonte: googleimagens.com
Beto Richa afirmou que vai fazer uma gestão vigorosa e dinâmica

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindarspen) e a Associação dos Agentes Penitenciários do Paraná entregaram a Beto Richa nesta quarta-feira (1) um conjunto de propostas para melhoria do sistema carcerário do Estado. “Estamos buscando a profissionalização do sistema, com valorização e mais capacitação dos agentes e da adminsitração penitenciária. Acreditamos que, com Beto Richa no Governo, podemos ter o diálogo que não tínhamos para avançar nestas questões”, afirmou José Roberto das Neves, presidente do Sindarspen. “Estamos dispostos a contribuir.”

continua após publicidade

O sindicalista afirmou que nos últimos oito anos foram construídos alguns presídios, mas que a força dos servidores foi mal aproveitada e o agente não foi valorizado, com investimento em capacitação para oferecer o melhor serviço para a sociedade. O presidente da Associação dos Agentes, Wladimir Alves da Veiga, disse que o crime organizado está muito atuante no sistema penitenciário. Ele espera que, com Beto Richa governador, essa situação seja revertida. “O Sistema precisa ser reestruturado e profissionalizado, para que nossa profissão possa ser vista como uma classe nos serviços de segurança pública”, afirmou Veiga.

continua após publicidade

Beto Richa afirmou que vai fazer uma gestão vigorosa e dinâmica, ouvindo todos os segmentos envolvidos para transformar cada área da administração. “É assim que vou trabalhar, com diálogo, com transparência, ouvindo vocês, sem demagogia, para que me orientem a melhor forma de adequar o Sistema Penitenciário”, disse. “Meu pai, José Richa, sempre tratou com respeito e dignidade os servidores públicos, implantou o 13º salário que não havia. Essa relação de respeito com o governador voltará a acontecer daqui para frente.”

continua após publicidade

Beto lembrou a situação de locais como a Delegacia de Paranaguá, que tem capacidade para 27 presos e hoje abriga mais de 250 pessoas. “O delegado não tem onde colocar as pessoas que tem mandados de prisão para serem cumpridos. Eu vou construir um presídio no litoral”, disse Beto.

O Sistema Penitenciário do Paraná tem 3.500 agentes, além de pessoal administrativo.

continua após publicidade

Apoio de lideranças

continua após publicidade

Beto Richa também recebeu nesta quarta-feira (1) um grupo de lideranças de Arapoti, Norte Pioneiro, acompanhado do deputado estadual Plauto Miró (DEM), O grupo esteve em Curitiba para manifestar apoio a Beto. “Acreditamos que em nossa cidade Beto vai superar 70% dos votos”, afirmou Luciano Carneiro Kluppel.

Outra liderança a reunir-se com Beto Richa nesta quarta-feira foi Luiz Volpato, prefeito de Moreira Salles, na região de Campo Mourão, Norte do Paraná. Luiz Volpato afirmou que está com Beto porque o Paraná precisa de renovação. “Beto tem vontade, garra, fez um bom trabalho na prefeitura de Curitiba é um político do tipo que o Paraná precisa para encarar os desafios de hoje”, disse Volpato.