Política

Marina recebe R$ 45 mil em doações pela internet

Da Redação ·
 Candidata do PV, Marina Silva
fonte: Globo.com
Candidata do PV, Marina Silva

Para comemorar uma arrecadação de R$ 45.445,00 pela internet, a candidata do PV à sucessão presidencial, Marina Silva, ligou pessoalmente para seis doadores de sua campanha e agradeceu o esforço de cada um. Lançada há menos de duas semanas, a campanha de coleta virtual já teve 620 doações de pessoas físicas, com valores médios de R$ 73,30 por pessoa.

continua após publicidade

A quantia mais alta doada foi de R$ 5 mil. De acordo com a coordenação de campanha, as doações vieram de 25 Estados e do Distrito Federal. Entre os doadores que receberam o telefonema da candidata do PV, está a funcionária pública de Brasília Amélia Ferreira Martins.

continua após publicidade

"Fiz isso porque acredito em seu programa de governo, nesta nova forma de fazer política", disse. "É um grande prazer poder contribuir", acrescentou a servidora. Marina comentou a declaração da eleitora. "Isso que é mulher de verdade", brincou.

continua após publicidade

Em seguida, a presidenciável ligou para o cientista social Diego Meleiro Novarette, de Jundiaí (SP). O eleitor disse ter feito a doação por acreditar nas bandeiras levantadas por Marina. "Acho muito importante as pessoas poderem colaborar", justificou.

Por último, a candidata do PV telefonou para o gerente de varejo Márcio Lira, de Manaus, que atendeu a ligação emocionado, chamando Marina de "minha presidente". "Estou em estado de graça por falar com a senhora", disse o amazonense, afirmando que faz parte do "exército silencioso" que trabalha pela eleição da candidata. "Você é um colaborador de muito ânimo e me encheu de ânimo", afirmou.

continua após publicidade

Durante a divulgação da arrecadação, Marina disse estar satisfeita com as contribuições e que a maior parte delas vem de jovens entre 22 e 35 anos. "Estamos indo muito bem e acho que estamos na frente (no volume de arrecadação na web)". O partido criou também a ferramenta para outras candidaturas.

continua após publicidade

Jogo Virtual

continua após publicidade

A campanha do PV lançou nesta semana um jogo virtual que divulga as dez principais bandeiras do programa de Marina Silva à sucessão ao Palácio do Planalto. Na ferramenta, considerada pela campanha um dos principais artifícios de divulgação das ideias da candidata, o internauta é convidado a construir o seu próprio mundo.

No ar desde as 14 horas, "Um Mundo" já reuniu mais de 1.200 participantes e foi inspirado nas plataformas Second Life e Farmville. No jogo, o objetivo não é vencer, mas trabalhar com os outros jogadores de maneira integrada.

"O objetivo é trazer muita gente para trabalhar com as diretrizes da campanha", afirmou o coordenador de mídias digitais da campanha, o jornalista Caio Túlio Costa. Ainda no game, há um avatar da candidata e simulações das Casas de Marina, comitês de sua campanha em domicílio.