Política

Registro dos candidatos a prefeito de Sertanópolis está indeferido

Da Redação ·
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Dos 62 candidatos que concorrem à prefeitura dos 25 municípios que integram a Região Metropolitana de Londrina, seis estão com registro indeferido junto à Justiça Eleitoral. Em Sertanópolis a situação é atípica. Há apenas dois candidatos, Carlos Luis Oporto Castro (PMDB) e Tide Balzanelo (PDT), mas eles estão com suas candidaturas indeferidas pela 1ª instância da Justiça Eleitoral. 

continua após publicidade

Os dois já apresentaram recurso e só vão saber se terão condições de assumir após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reprovado em teste de alfabetização
Atual prefeito, Balzanelo teve sua candidatura cassada após o juiz eleitoral Gabriel Gonzalez Vieira considerar que o político não passou no teste de alfabetização aplicado de acordo com a legislação eleitoral. 

continua após publicidade

A avaliação "demonstrou que o candidato não possui capacidade de compreender o que lhe é perguntado, responder de acordo com este entendimento e de usar a leitura e escrita, não podendo, portanto, ser considerado alfabetizado", escreveu o magistrado em sua sentença. Já Oporto não se desvinculou de sua função pública de médico dentro do prazo estipulado pela legislação. 

53 no Paraná
Nas seis situações registradas na região de Londrina, os candidatos fazem suas campanhas normalmente e terão seus números nas urnas. Dos 1.096 candidatos ao cargo de prefeito nas 399 cidades do Paraná, 53 tiveram as candidaturas indeferidas e nove renunciaram à disputa.

Com informações do portal Bonde