Política

Serra cai e Dilma abre 8 pontos na frente

Da Redação ·

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece oito pontos à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13). Dilma tem 41% das intenções de voto, Serra aparece com 33% e Marina Silva (PV) com 10%. Esta é a maior pesquisa realizada até agora na eleições de 2010: quase 11 mil eleitores foram entrevistados do dia 9 até o dia 12 de agosto.

continua após publicidade

A sondagem aponta que 9% dos eleitores estão indecisos, 5% votariam em branco ou anulariam o voto. Os demais candidatos não pontuara, de acordo com a pesquisa. Considerando apenas os votos válidos, Dilma estaria a três pontos de uma vitória no primeiro turno.

continua após publicidade

Na simulação do segundo turno, Dilma tem 49% da preferência do eleitorado e Serra 41%. O porcentual de indecisos sobre um possível segundo turno é de 5%; brancos e nulos somam 5%, de acordo com a pesquisa.

continua após publicidade

Esta é a primeira pesquisa que reflete o desempenho dos candidatos após debate entre presidenciáveis. A sondagem também mostra a percepção do eleitorado em relação às entrevistas de Dilma, Marina e Serra na televisão.

A sondagem mais recente do Datafolha, divulgada no dia 24 de julho, mostrava empate técnico entre a petista e o tucano. Serra tinha 37% e Dilma, 36%. Em um possível segundo turno, Dilma e Serra também estavam empatados tecnicamente. A petista aparecia com 46% dos votos, contra 45% de Serra.

continua após publicidade

Na última pesquisa de intenção de voto nacional, divulgada na sexta-feira (6), o Ibope apontou Dilma com 39% e Serra com 34%. Marina tinha 8% e a margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Do dia 9 ao dia 12 de agosto foram entrevistados 10.770 eleitores e a margem de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22734/2010 no dia 7 de agosto.