MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Polícia Federal deflagra nesta quinta nova operação derivada da Lava Jato

GABRIEL MASCARENHASBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Goiás deflagraram uma operação na manhã desta quinta-feira (30) que mira num esquema de fraude na licitação e pagamento de propina a ex-servidores da Valec

Da Redação

·
Operação apura fraudes na licitação da construção de ferrovias (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Icone Camera Foto por Reprodução
Operação apura fraudes na licitação da construção de ferrovias (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2016, 08:44:00 Editado em 30.06.2016, 10:19:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIEL MASCARENHAS

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Goiás deflagraram uma operação na manhã desta quinta-feira (30) que mira num esquema de fraude na licitação e pagamento de propina a ex-servidores da Valec referentes às obras de ferrovias federais.

Os investigadores identificaram a participação de pelo menos 16 empresas num cartel que atuou na construção das rodovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, no período entre 2000 e 2010.

continua após publicidade

A ação desta quinta, batizada de Tabela Periódica, é a segunda fase da Operação O Recebedor, deflagrada em fevereiro e que mirava o mesmo esquema. Na ocasião, a PF apurou que as empreiteiras desviaram R$ 630 milhões das obras da ferrovia Norte-Sul.

Desta vez, a PF e o Ministério Público aprofundaram os trabalhos a partir das informações prestadas pela construtora Camargo Corrêa como parte de um acordo de leniência firmado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva em Goiás e outras 8 unidades da federação.

continua após publicidade

De acordo com a PF, as diligências têm por objetivo "recolher provas adicionais do envolvimento de empreiteiras e de seus executivos na prática de cartel, fraude em licitações e pagamentos de propina a ex-diretores da Valec".

"Foram obtidas informações de que as bases da conduta anticompetitiva podem ter sido formadas já na fase preliminar do cartel, antes do ano de 2000, por meio da inserção de disposições nos editais das licitações destinadas a restringir a competitividade dos certames", diz a PF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Federal deflagra nesta quinta nova operação derivada da Lava Jato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!