Política

Campanha 'Não vendo meu voto' começa nesta terça-feira

Da Redação ·
Campanha visa conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do voto
fonte: googleimagens.com
Campanha visa conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do voto

Será lançada nesta terça-feira, às 11h, em Brasília, a segunda edição da campanha “Elições Limpas – Não vendo meu voto”, promovida pela AMB, Associação dos Magistrados do Brasil. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, comparecerá ao lançamento.

continua após publicidade

Segundo o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, o objetivo da campanha é “conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do voto, além do papel de cada eleitor na fiscalização de um pleito limpo e transparente”.

continua após publicidade

Desta vez, os motes da campanha, segundo a AMB, serão:

continua após publicidade

- o combate a troca de voto por benefícios;

- a divulgação das novas normas eleitorais, como a que exige a apresentação do título de eleitor e documento de identificação com foto para votar;

continua após publicidade

- o alerta de que a reimpressão do título de eleitor pode ser feita em qualquer cartório eleitoral até o dia 23 de setembro;

continua após publicidade

- a transformação do juiz eleitoral em agente multiplicador das novas regras;

A lista inclui também a realização de audiências públicas, como forma de aproximar juízes eleitorais e população. Nas eleições de 2006, foram promovidas mais de mil e quinhentas, segundo registro da AMB. Desta vez, a primeira delas está prevista para o dia 3 de setembro, em Pirenópolis, Goiás.

O material da campanha inclui uma cartilha dirigida ao eleitor, com um questionário “tira-dúvidas”, o Manual do Juiz e o hotsite www.amb.com.br/eleicoeslimpas2010, que entra no ar a partir de amanhã.