MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula quer paz entre Colômbia e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que todos os países da América do Sul têm pressa em solucionar a crise entre a Colômbia e a Venezuela e que há "boa vontade" de ambos os governos para normalizar as relações diplomáticas. "Eu

Da Redação

·
  O presidente Lula compareceu à posse para tentar mediar a crise entre Colômbia e Venezuela
Icone Camera Foto por EFE
O presidente Lula compareceu à posse para tentar mediar a crise entre Colômbia e Venezuela
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.08.2010, 01:30:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que todos os países da América do Sul têm pressa em solucionar a crise entre a Colômbia e a Venezuela e que há "boa vontade" de ambos os governos para normalizar as relações diplomáticas.
"Eu acho que todo mundo tem pressa, porque as pessoas precisam comer todo o dia, as pessoas precisam trabalhar todo o dia, precisam se desenvolver todo o dia e, como tem um novo governo, tem uma equipe econômica, as pessoas pensam diferente", afirmou Lula em Bogotá, pouco antes de assistir à posse do novo presidente, Juan Manuel Santos, na praça de Bolívar, centro da capital.
Lula disse que "há sinais importantes" de que o governo de Hugo Chávez e o novo governo de Juan Manuel Santos querem restabelecer o diálogo. "Todo mundo quer conversar, até porque todo mundo perdeu com a confusão, todo mundo perdeu com o conflito, todo mundo perdeu com o atrito. De vez em quando as pessoas ficam cansadas de brigar", disse.
Mediador
O presidente brasileiro, que assumiu o papel de mediador da crise durante visita a Caracas na sexta-feira, disse que Chávez está disposto a fazer "todo o esforço" para restabelecer as relações políticas com a Colômbia. "Inclusive está disposto a encontrar com o presidente Santos", afirmou. Lula disse que a paz entre os dois países, que dividem a extensa fronteira de mais de 2 mil km, além da interdependência energética e econômica, é "o que a América do Sul precisa".
A distensão do lado venezuelano é visível. Apesar da ruptura das relações, o chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, assistiu à posse de Santos. Na chegada à Bogotá, Maduro disse que Chávez envia "bons desejos (a Santos) para dar passos certeiros no processo de recuperação da confiança".
Ao chegar em Bogotá, Lula havia dito acreditar "100%" na possibilidade de que os governos da Venezuela e Colômbia reatem relações diplomáticas depois da posse de Santos. "Vocês estão lembrados do Irã, que eu falei que acreditava em 99% (de chance de ser fechado o acordo para a o enriquecimento de urânio fora de Teherã). Agora acredito 100% (na reaproximação entre Caracas e Bogotá)", afirmou.
Neste sábado, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez uma primeira reunião com a chanceler colombiana Maria Angela Holguín. Além da conversa sobre a crise binacional, eles acordaram a visita de Santos à Brasília no dia 1º de setembro, a primeira bilateral entre os dois mandatários.
Além do presidente Lula, outras 17 delegações assistiram à posse de Santos, ex-ministro de Defesa e herdeiro político de Uribe, que governou durante oito anos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula quer paz entre Colômbia e Venezuela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!