MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Delcídio pode ser cassado antes de votação sobre afastamento de Dilma

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O senador Delcidio do Amaral (ex-PT-MS) corre o risco de ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar antes que o plenário do Senado decida sobre o afastamento temporário da presidente Dilma Roussef

Da Redação

·
Senador Delcídio do Amaral delatou um esquema de desvios de R$ 45 milhões (Agência Brasil)
Icone Camera Foto por Reprodução
Senador Delcídio do Amaral delatou um esquema de desvios de R$ 45 milhões (Agência Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2016, 00:26:00 Editado em 27.04.2020, 19:50:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O senador Delcidio do Amaral (ex-PT-MS) corre o risco de ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar antes que o plenário do Senado decida sobre o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff.

O processo, aprovado nesta terça (3) pelo Conselho de Ética da Casa, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta (4).

Se o colegiado referendar a decisão do conselho e aprovar o relatório que pede a cassação, o processo pode ser levado ao plenário da Casa ainda nesta semana.

Segundo a Folha de S.Paulo apurou, a presidente Dilma Rousseff tem pressionado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responsável por levar o caso à pauta do plenário, para que ele acelere o processo a fim de impedir que Delcídio possa votar no afastamento da presidente, o que está previsto para acontecer em 11 de maio.

Delcidio foi líder do governo Dilma em 2015 até ser preso em 25 de novembro. Logo após o episódio, dirigentes do PT condenaram as atitudes do senador que se sentiu abandonado pelo partido e pelo Planalto.

Ele foi solto em 19 de fevereiro e, pelas regras do Senado, poderia ter retomado os trabalhos na Casa. O parlamentar, no entanto, tirou cinco licenças médicas e, até esta terça, não havia retomado o exercício do mandato.

CALENDÁRIO

Delcídio já disse a diversos veículos de imprensa que pretende votar a favor do impeachment da presidente, a quem apoiava até ser preso.

É justamente isso que Dilma quer impedir. Se o Senado não votar o caso nesta quarta, o processo pode ser pautado na quinta (5) ou na próxima terça (10).

Os planos da petista, porém, podem ser prejudicados caso o relator do processo na CCJ, o senador de oposição Ricardo Ferraço (PSDB-ES) postergue a entrega de seu parecer.

O Conselho de Ética da Casa aprovou nesta terça o relatório pela perda definitiva do mandato do senador por ter se envolvido em tentativas de obstruir as investigações da Operação Lava Jato e pela suspeita de participar do esquema de corrupção da Petrobras.

Delcídio já admitiu envolvimento no petrolão e fechou acordo de delação premiada, implicando 74 pessoas no esquema.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Delcídio pode ser cassado antes de votação sobre afastamento de Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!