Política

Curitiba: Colega teria supostamente votado no lugar de vereadora ausente , aponta vídeo 

Da Redação ·
Vídeo divulgado pela RPC aponta Valdemir Soares supostamente apertando o botão de votação no lugar de colega de bancada; vereador nega. Reprodução/RPC
Vídeo divulgado pela RPC aponta Valdemir Soares supostamente apertando o botão de votação no lugar de colega de bancada; vereador nega. Reprodução/RPC

Um vídeo divulgado ontem (4) pela RPCTV mostra o vereador Valdemir Soares (PRB) supostamente usando o voto da vereadora Julieta Reis (DEM), que estava ausente da sessão da Câmara de Curitiba na última quinta-feira (31), para aprovar emenda a projeto que abonaria as faltas de servidores da rede municipal de educação, que paralisaram atividades por causa da greve. No final, a proposta de abono foi rejeitada vereadores. 

Nas imagens mostradas pela RPC o vereador Valdemir Soares estaria supostamente registrando o voto no sistema eletrônico na bancada de Julieta Reis, ao lado do lugar Soares.

A vereadora confirmou à Gazeta do Povo  que não estava no plenário no momento da discussão da emenda e por essa razão, não votou a questão específica. Ela frisou à Gazeta que, se estivesse presenta à sessão, teria votado contra e não a favor da emenda, como foi o sufrágio computado em nome dela. Julieta disse já ter protocolado requerimento para que o voto em nome dela seja desconsiderado.

O presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Aílton Araújo (PSC), adiantou que vai instaurar sindicância para apurar os fatos assim que a solicitação da vereadora Julieta Reis seja recebida formalmente pela presidência da Casa. Araújo acrescentou que o vereador suspeito de consumar suposta a fraude deverá responder pelo ato irregular e pode até ter o mandato cassado.

VERSÃO DO VEREADOR
O vereador Valdemir Soares negou à RPC que tenha votado no lugar de Julieta Reis, apertando o botão de sufrágio no lugar dela na bancada. Segundo ele, a imagem divulgada "não prova nada". Soares acrescentou que gostaria de saber o que realmente aconteceu durante a votação da última quinta-feira.

continua após publicidade